In AIDGLOBAL, Cooperação para o Desenvolvimento, Chibuto, Educadores em Movimento - Fase 2, 2024,

Festas de Encerramento do Ano Letivo 2024, nas Escolinhas Comunitárias do Chibuto

Nas 6 Escolinhas Comunitárias apoiadas pela AIDGLOBAL, no Distrito do Chibuto, em Moçambique, no âmbito do projeto “Educadores em Movimento – Uma Educação Itinerante pela Primeira Infância – Fase 2”, celebrou-se, entre os dias 11 e 18 de novembro, o encerramento do ano letivo de 2024 e a graduação das 125 crianças maiores, nas Escolinhas de Maivene (dia 11), Bairro 25 de Junho U4 (dia 12), Malehice (dia 13), Chiconelane (dia 14), Bairro 25 de Junho U2 (dia 15) e Chaimite (dia 18).

As festividades, dinamizadas pelas crianças, em conjunto com as Animadoras/ “Educadoras em Movimento” de cada Escolinha e a equipa da AIDGLOBAL da Delegação no Chibuto, celebraram a graduação das crianças e contaram com momentos de alegria, apresentações culturais e a entrega de certificados às crianças que iniciam o Ensino Primário, no próximo ano letivo. As Animadoras/ “Educadoras em Movimento” e as crianças proporcionaram aos presentes várias atuações, tendo por base as aprendizagens efetuadas, durante o ano letivo de 2024.

Em Maivene, efetuaram-se apresentações educativas e culturais, incluindo atividades com base na letra "L" e a dramatização de "A história de uma criança que sonhava ser bombeiro". Graduaram-se 10 crianças. No Bairro 25 de Junho U4, na festa que contou com o apoio da Igreja do Nazareno e autoridades locais, foram realizadas dinâmicas tendo por base valores como o respeito pelos idosos e a convivência comunitária. Graduaram-se 26 crianças. Em Malehice, foram dinamizadas práticas relacionadas com a aprendizagem de vogais, números e formas geométricas. Graduaram-se 31 crianças. Em Chiconelane, realizaram-se apresentações sobre temas como as partes constituintes das plantas e as vogais. Graduaram-se 29 crianças. No Bairro 25 de Junho U2, foram apresentadas práticas baseadas em profissões, vogais e a bandeira nacional. Graduaram-se 20 crianças. Em Chaimite, foram feitas atividades sobre vogais, números e a dramatização de "A Aldeia dos Cajueiros Mágicos". Graduaram-se 9 crianças.

Várias entidades marcaram presença nas celebrações, nomeadamente: em Maivene, o Chefe da Secretária da Localidade, em representação do Chefe da Localidade, o Diretor Adjunto da Escola Primária do 1° e 2° Graus de Maivene, em representação do Diretor da Escola, os membros do conselho Diretivo da Escolinha; No Bairro 25 de Junho U4, a Chefe do Posto Administrativo-Sede, o Secretário do Bairro, o Diretor da Escola Primária do 1° e 2° Graus do Bairro 25 de Junho U4, o Técnico do SDSMAS, o Técnico do SDEJT e 4 membros do Conselho de Gestão Comunitária; Em Malehice, a Chefe do Posto, a representante  da Chefe da Localidade, Secretário do Bairro, o Líder Comunitário, o Diretor da Escola Primária do 1° e 2° Graus de Malehice, o Diretor da Escola Secundária de Malehice, dois professores da Escola Primária, os vários membros do Conselho de Gestão Comunitária e a Representante dos Encarregados de Educação; Em Chiconelane, o representante do Chefe da Localidade, Secretário do Bairro, o Líder Comunitário, membros da igreja, o Representante do Diretor da Escola Primária do 1° e 2° Graus de Chiconelane, um professor e os vários membros do Conselho de Gestão Comunitária; No Bairro 25 de Junho U2, o Técnico do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia (SDJET), a Diretora da Escola Primária do 1° e 2° Graus do Bairro 25 de Junho U2 e 3  membros do Conselho de Gestão Comunitária; Em Chaimite, o Técnico do  Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS), duas técnicas da Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social, um professor em representação ao Diretor da Escola Primária do 1° e 2° Graus de Chaimite, do Bairro 1 e 2, membros do Conselho de Gestão Comunitária.

Um Compromisso com a Educação para a Primeira Infância
Os eventos de encerramento do ano letivo de 2024 nas Escolinhas Comunitárias foram mais do que celebrações. Representaram momentos de reflexão e sensibilização sobre a importância da Educação na Primeira Infância, incentivando novas inscrições para 2025 e fortalecendo os laços entre as comunidades, Animadoras/ “Educadoras em Movimento” e autoridades locais.

Com o apoio da AIDGLOBAL, em parceria com o Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT) e o Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Ação Social (SDSMAS), as Escolinhas Comunitárias reforçam o seu compromisso com uma Educação de Qualidade, assegurando um futuro promissor para as crianças do Distrito do Chibuto.

"Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância, Fase 2” tem como financiador principal a Fundação Calouste Gulbenkian, como promotor a AIDGLOBAL, gestora do projeto, e como parceiros o Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.