In 2022, Conferência, Loures, ODS, PAB_LivingLab, Portugal,

“PAB_LIVING_LAB” presente na 11ª Conferência Internacional de Aerossóis

Atenas, cidade milenar e capital da Grécia, sede da famosa Acrópole, mescla de história e cultura dos gregos antigos e modernos, foi palco da “11th International Aerosol Conference”, realizada entre os dias 4 e 9 de setembro.


Este encontro contou com a presença de diferentes organizações, investigadoras/es e pessoas que atuam na área dos Aerossóis. Em representação das organizações parceiras do projeto “PAB_LivingLab”, Tiago Faria, do Instituto Superior Técnico (IST), participou como orador deste evento sob o mote “Air Quality in urban parks – inform to prevent”, onde apresentou um estudo que aborda a Qualidade do Ar nos parques urbanos, em Portugal, com especial destaque no Parque Adão Barata (PAB), em Loures.

A pesquisa efetuada por esta instituição demonstra o desempenho do Sistema de Monitorização da Qualidade do Ar instalado neste Parque. Os dados obtidos são introduzidos numa plataforma IoT e estão disponíveis para quem quiser consultar e informar-se sobre a qualidade do ar, antes de se deslocar ao Parque.

A “International Aerosol Conference” acontece a cada quatro anos e é promovida pela associação “International Aerosol Research Assembly” (IARA), uma organização constituída por associações de diversos países que pretende fomentar o conhecimento científico e a cooperação, no campo da investigação sobre os Aerossóis, a nível internacional. A IARA, também, reconhece cientistas desta área de intervenção, por meio dos prémios Fuchs Memorial Award, que ocorrem em simultânio com a respetiva conferência e do Aerosol Fellow Award, realizado a cada dois anos.

A organização escolhida pela IARA para ser a anfitriã desta Conferência é a “Hellenic Association for Aerosol Research”, uma associação científica sem fins lucrativos, que atua no âmbito da promoção da ciência e tecnologia do Aerosol.

Consulte o poster do Estudo, aqui.

Leia o resumo sobre a Qualidade do Ar, aqui.

A participação nesta conferência integra-se numa das atividades do "Pab_Living_Lab",  no âmbito do qual estaremos a participar em conferências internacionais para divulgar as conclusões dos estudos e outras iniciativas que estão a ser realizadas no projeto.

Para saber mais sobre esta conferência, consulte o Website da “11th International Aerosol Conference” clicando no seguinte link: https://iac2022.gr/

"PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Adão Barata" é um projeto que decorre desde 1 de maio de 2021 até 30 de abril de 2024, financiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants, tem como entidade promotora a AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global –, e como parceiros a Câmara Municipal de Loures, o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, a bim+, a dstsolar e a Innovation Point.