PAB_LivingLab já tem um Lugar Institucional em Contexto Digital

PAB_LivingLab já tem um Lugar Institucional em Contexto Digital

PAB_LivingLab já tem um Lugar Institucional em Contexto Digital

O website do projeto financiado pelos EEA Grants foi lançado no dia 15 de dezembro e já está disponível para consulta nas versões portuguesa e inglesa.

No passado dia 15 de dezembro foi lançado o website oficial do PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Adão Barata: um projeto financiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants, que tem como principal propósito a redução da intensidade carbónica das atividades e serviços do Parque Adão Barata (PAB), em Loures, através da implementação de soluções tecnológicas inovadoras. Esta é uma missão que coincide com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), previstos na Agenda 2030, e que procura dar resposta a uma das maiores preocupações dos nossos tempos: as alterações climáticas.

O website do PAB_LivingLab foi desenvolvido, em toda a sua estrutura e dimensão técnicas, pela Innovation Point, uma das entidades parceiras que integra o consórcio do projeto, e é através dele que serão comunicadas as principais atividades, iniciativas, conteúdos e recursos pedagógicos produzidos entre 2021 e 2024, período durante o qual o projeto estará em curso.

No que diz respeito à sua estrutura a página é constituída por 5 separadores – Homepage, Equipa, Comunicação, Cidadania Ambiental e Contactos. Na Homepage constam os conteúdos alusivos aos pilares e objetivos que estruturam o projeto; no separador Equipa é possível encontrar informação sobre os vários elementos do consórcio, bem como os links correspondentes aos respetivos sítios institucionais de cada um; no separador Comunicação estão alojadas as notícias e o Kit de Imprensa do projeto; e no separador Cidadania Ambiental – uma área do website ainda em construção –, prevê-se a publicação de conteúdos centrados na consciencialização para as diversas problemáticas associadas à ação climática e que encontram expressão nas atividades desenvolvidas ao abrigo do PAB_LivingLab. No último separador constam os Contactos da AIDGLOBAL, entidade promotora, para a qual poderão ser enviados quaisquer pedidos de informação. No canto superior direito da plataforma está ainda identificado o ícone que garante o acesso à página de Facebook do projeto. Uma nota adicional deverá ser feita relativamente ao design responsivo da plataforma, que permite que os utilizadores possam aceder ao website a partir de quaisquer dispositivos.

Para além da responsabilidade de uma comunicação regular das atividades previstas, em sede de candidatura, e da apresentação de um balanço periódico correspondente aos resultados obtidos em cada um dos eixos que estruturam o projeto, esta será, também, uma plataforma através da qual se procurará promover uma maior consciencialização da sociedade civil para a adoção de comportamentos e de práticas sustentáveis e com o menor impacto possível sobre o ambiente.

PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Adão Barata é um projeto que decorre desde 1 de maio de 2021 até 30 de abril de 2024, financiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants, tem como entidade promotora a AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global –, e como parceiros a Câmara Municipal de Loures, o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, a bim+, a dstsolar e a Innovation Point.