In 2022, Loures, ODS, PAB_LivingLab, Portugal, Workshop,

Parque Adão Barata recebe Workshop destinado às Compras Sustentáveis

No dia 20 de outubro, teve lugar, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, um Workshop dirigido a empresas e estabelecimentos comerciais de restauração que teve por objetivo consciencializar o público-alvo para a adoção de comportamentos mais sustentáveis que lhe permita promover não só a inovação e o desenvolvimento de produtos e de serviços mais ecológicos e socialmente responsáveis como também uma melhor gestão dos resíduos produzidos, minimizando os impactos ambientais decorrentes da sua atividade.


O encontrou foi promovido pela AIDGLOBAL, Câmara Municipal de Loures e Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST) que partilharam reflexões em torno dos vários temas de sustentabilidade, inerentes às áreas da Restauração e do Turismo que integraram a estrutura programática do Workshop.

Foram convidados cerca de 32 participantes, entre as/os quais representantes do comércio local e estudantes dos cursos Técnicos de Hotelaria e Turismo das Escolas Secundárias de Camarate, José Cardoso Pires e Maria Keil.

A sessão iniciou-se com a intervenção da Câmara Municipal de Loures, representada por Ana Gaiolas, que deu a conhecer todos os eixos de intervenção do “PAB_LivingLab”, com enfoque na Economia Circular e Ambiente, Mobilidade Sustentável, Energia, Edifícios e Living Lab, referindo algumas das atividades que já foram e serão realizadas, no âmbito do projeto.

Seguidamente, Alexandra Viana da Silva, presidente da K-Evolution, abordou a questão da promoção do desenvolvimento sustentável no Turismo como um caminho crucial para garantir e contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em prol de um mundo mais justo e igualitário.

Tiago Faria, do Instituto Superior Técnico (IST), apresentou o “Guia de Boas Práticas para as Compras Sustentáveis” que aborda, por um lado, a importância da sustentabilidade, nas dimensões ambiental, económica e social, o modo como nos deslocamos, destacando a escolha dos fornecedores e dos transportes, a mitigação dos desperdícios alimentares, o uso de embalagens e materiais descartáveis, a gestão das infraestruturas para uma melhor eficiência hídrica e energética.

Durante a sessão, Mônica Barroso, Técnica de Projetos da AIDGLOBAL, compartilhou com as/os presentes os resultados de um Inquérito que contemplou 217 pessoas, todas elas visitantes do Parque Adão Barata, que teve por intuito analisar a sua predisposição e reunir as opiniões sobre o interesse por hábitos e/ou escolhas de compras mais sustentáveis.

O resultado final deste encontro levou a reconhecer que as pessoas estão cada vez mais despertas para as consequências das Alterações Climáticas, o que, por sua vez, as levam a adotar comportamentos que reduzam a sua pegada ecológica no meio ambiente.

PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Adão Barata é um projeto que decorre desde 1 de maio de 2021 até 30 de abril de 2024, financiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants, tem como entidade promotora a AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global – e, como parceiros, a Câmara Municipal de Loures, o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, a bim+, a dstsolar e a Innovation Point.