Parque Adão Barata recebe Workshop destinado às Compras Sustentáveis

Parque Adão Barata recebe Workshop destinado às Compras Sustentáveis

Parque Adão Barata recebe Workshop destinado às Compras Sustentáveis

No dia 20 de outubro, teve lugar, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, um Workshop dirigido a empresas e estabelecimentos comerciais de restauração que teve por objetivo consciencializar o público-alvo para a adoção de comportamentos mais sustentáveis que lhe permita promover não só a inovação e o desenvolvimento de produtos e de serviços mais ecológicos e socialmente responsáveis como também uma melhor gestão dos resíduos produzidos, minimizando os impactos ambientais decorrentes da sua atividade.

O encontrou foi promovido pela AIDGLOBAL, Câmara Municipal de Loures e Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST) que partilharam reflexões em torno dos vários temas de sustentabilidade, inerentes às áreas da Restauração e do Turismo que integraram a estrutura programática do Workshop.

Foram convidados cerca de 32 participantes, entre as/os quais representantes do comércio local e estudantes dos cursos Técnicos de Hotelaria e Turismo das Escolas Secundárias de Camarate, José Cardoso Pires e Maria Keil.

A sessão iniciou-se com a intervenção da Câmara Municipal de Loures, representada por Ana Gaiolas, que deu a conhecer todos os eixos de intervenção do “PAB_LivingLab”, com enfoque na Economia Circular e Ambiente, Mobilidade Sustentável, Energia, Edifícios e Living Lab, referindo algumas das atividades que já foram e serão realizadas, no âmbito do projeto.

Seguidamente, Alexandra Viana da Silva, presidente da K-Evolution, abordou a questão da promoção do desenvolvimento sustentável no Turismo como um caminho crucial para garantir e contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em prol de um mundo mais justo e igualitário.

Tiago Faria, do Instituto Superior Técnico (IST), apresentou o “Guia de Boas Práticas para as Compras Sustentáveis” que aborda, por um lado, a importância da sustentabilidade, nas dimensões ambiental, económica e social, o modo como nos deslocamos, destacando a escolha dos fornecedores e dos transportes, a mitigação dos desperdícios alimentares, o uso de embalagens e materiais descartáveis, a gestão das infraestruturas para uma melhor eficiência hídrica e energética.

Durante a sessão, Mônica Barroso, Técnica de Projetos da AIDGLOBAL, compartilhou com as/os presentes os resultados de um Inquérito que contemplou 217 pessoas, todas elas visitantes do Parque Adão Barata, que teve por intuito analisar a sua predisposição e reunir as opiniões sobre o interesse por hábitos e/ou escolhas de compras mais sustentáveis.

O resultado final deste encontro levou a reconhecer que as pessoas estão cada vez mais despertas para as consequências das Alterações Climáticas, o que, por sua vez, as levam a adotar comportamentos que reduzam a sua pegada ecológica no meio ambiente.

PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Adão Barata é um projeto que decorre desde 1 de maio de 2021 até 30 de abril de 2024, financiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants, tem como entidade promotora a AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global – e, como parceiros, a Câmara Municipal de Loures, o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, a bim+, a dstsolar e a Innovation Point.