Pintura de Mural: Da Expressão do Graffiti ao Despertar da Consciência Jovem para a Interculturalidade

Pintura de Mural: Da Expressão do Graffiti ao Despertar da Consciência Jovem para a Interculturalidade

Pintura de Mural: Da Expressão do Graffiti ao Despertar da Consciência Jovem para a Interculturalidade

Entre os dias 07 e 08 de abril de 2022, o pátio da Escola Básica do Alto do Lumiar encheu-se de jovens alunos e alunas para testemunharem e participarem da pintura de um mural que representaria as diferentes culturas presentes no mundo. O mural foi construído na sequência dos trabalhos artísticos realizados pelos/as jovens e alunos/as da Escola e através de materiais recicláveis, alusivos à temática da Interculturalidade.

As atividades e workshops promovidos e dinamizados pela AIDGLOBAL, junto dos/as estudantes da Escola, tiveram um impacto no aumento da proximidade entre estes e na promoção de uma maior motivação que os torna capazes de trabalhar com e em prol dos outros. Estas atividades e workshops constituíram, pelas razões supramencionadas, ferramentas pedagógicas e motivacionais, promotoras da cultura, do debate de ideias, da partilha e da aprendizagem contínuas, encontrando na arte urbana um dos meios a partir dos quais foi possível promover a educação artística e a inclusão social.

No contexto desta atividade foi incentivada a experimentação de diversas técnicas que compõem a construção de um Mural que contou com o apoio do artista plástico Rui Alexandre Ferreira, também conhecido por “RAF”: figura responsável por reproduzir no Mural os trabalhos artísticos anteriormente desenvolvidos pelos/as alunos/as das turmas do 9º A, B e C, e, ainda, do 6º B e D, com recurso a materiais recicláveis e com o objetivo de representar as suas origens e culturas. Simultaneamente, alguns(as) alunos(as) foram selecionados(as) para serem entrevistados(as) pela AIDGLOBAL e filmados por Miguel Marques da MuseMotion.

Qual o teu nome? Qual a tua idade? Em que país nasceste? Há quanto tempo estás em Portugal? O que te faz sentir em casa? Qual o significado de casa para ti? Se chegar um(a) colega de outro país, o que vais fazer? Como te sentes na tua escola? foram algumas das questões-chave colocadas aos jovens da Escola Básica do Alto do Lumiar no decurso das entrevistas que se fizeram em paralelo com a pintura do mural. Em simultâneo com esta iniciativa os/as animadores/as promoveram, também, um conjunto de atividades para trabalhar a confiança, a comunicação, o respeito pela diferença e a inclusão.

No Mural ficou a marca de países como Síria, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Venezuela e Portugal; sem esquecer a abordagem à etnia cigana e a expressão de causas como aquela que se bate pelos direitos de pessoas LGBTQIA+. Houve, ainda, espaço para a expressão de homenagens, para alusão à música e à diversidade ambiental. A juventude identificou-se com o trabalho artístico desenvolvido pelo grafitter RAF e sentiu-se representada pelas imagens ilustradas no mural.

Pretendeu-se, através desta iniciativa, valorizar e estimular o lado artístico das crianças e dos/as jovens, incentivando-os/as a exprimirem a sua arte e a construírem a sua identidade em permanente conexão com as suas origens; trabalhar a criatividade e consciencializar as crianças e jovens para a importância da reciclagem e da reutilização de materiais, que podem ter várias utilidades; e, por último, desenvolver o trabalho em equipa, a organização e o respeito mútuo.

NEAR – NEwly ARrived in a common home” é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF) tendo como entidade promotora a Fundação ISMU e como entidades parceiras a Tamat, a CARDET, a AIDGLOBAL e a Università Cattolica del Sacro Cuore. Em Portugal, este projeto está a ser desenvolvido na cidade de Lisboa, designadamente no Bairro das Galinheiras, localizado na Freguesia de Santa Clara.

AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, programas no âmbito da Literacia, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.