Primeira Reunião de Coordenação presencial do projeto “NEAR” — decorreu em Portugal

Primeira Reunião de Coordenação presencial do projeto “NEAR” — decorreu em Portugal

Primeira Reunião de Coordenação presencial do projeto “NEAR” — decorreu em Portugal

No âmbito do projeto, a Equipa da AIDGLOBAL deu as boas-vindas à coordenação internacional do projeto que reuniu representantes dos dois países parceiros que dele fazem parte, nomeadamente Itália e Chipre, num encontro realizado em Lisboa, entre os dias 07 e 08 de julho.

Marcaram presença neste encontro, promovido pela AIDGLOBAL no Instituto Português da Juventude e do Desporto, IPDJ, a Fundação ISMU, entidade promotora do projeto e as entidades parceiras — a Tamat, a CARDET e a Università Cattolica del Sacro Cuore. Contou, ainda, com a participação da agência de comunicação “Giusti Eventi”.

A sessão de abertura foi dinamizada pela Presidente da Direção da Organização, Susana Damasceno, e o encontro teve o propósito de avaliar como o projeto está a decorrer no que respeita às atividades realizadas em cada um dos países. A avaliação é feita através dos indicadores da Campanha de Comunicação, alusivos aos resultados obtidos até ao momento, junto dos media, das Redes Sociais do projeto e dos parceiros.

Foram também estabelecidos os desafios para o futuro e o planeamento das próximas atividades, nomeadamente a “Caça ao Tesouro” que decorrerá nos três países. Nela estarão envolvidas as/os beneficiárias/os do projeto que, em Portugal, terá lugar em novembro.

Esta reunião ficou marcada pela visita realizada pelos parceiros à Escola Maria da Luz de Deus Ramos, onde tiveram a oportunidade de conhecer as diversas atividades lúdico-pedagógicas concretizadas junto das/os alunas/os, entre as quais se destacam a pintura do mural, a horta vertical e a troca de correspondência que se efetivou entre as crianças da escola e crianças moçambicanas e que se revelaram impactantes e muito apreciadas pelos parceiros do projeto.

Durante a visita, os parceiros trocaram impressões e experiências com a Dra. Maria Fátima Cunha Silva, Coordenadora da Escola, que sublinhou o quão desafiante e importante é o trabalho de tornar a escola mais comunitária e inclusiva, com vista a aumentar o envolvimento parental e apoiar as crianças recém-chegadas de outros países.

A par disto, foi dado a conhecer aos parceiros alguns dos locais de interesse do Bairro das Galinheiras, pelo seu valor tipicamente cultural, inerente ou exposto, e de significado histórico, revelando-se, por si só, uma experiência memorável.

No final deste passeio, o grupo reuniu-se no coreto do Largo das Galinheiras para ouvir o testemunho de um estudante universitário do ISCTE-IUL, também beneficiário e investigador no projeto “NEAR”, que partilhou com os demais as angústias, lutas e conquistas que têm vindo a ter na sua Universidade, no que respeita ao acolhimento e acompanhamento das/os estudantes recém-chegadas/os dos PALOP, ajudando-as/os no processo de integração social e académica.

Para completar, a AIDGLOBAL deu a conhecer, durante estes dois dias de trabalho, a cozinha tradicional portuguesa, no restaurante “Cantina LX”, Lx Factory, e a gastronomia síria no restaurante “Tayybeh”, cuja empreendedora e cozinheira é uma refugiada síria e que fez com que os parceiros do projeto tivessem uma experiência com sabores do oriente.

NEAR – NEwly ARrived in a common home” é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF) tendo como entidade promotora a Fundação ISMU e como entidades parceiras a Tamat, a CARDET, a AIDGLOBAL e a Università Cattolica del Sacro Cuore. Em Portugal, este projeto está a ser desenvolvido na Zona de Lisboa.