Primeiro evento, promovido no âmbito do projeto BET, preenche o ecrã com mais de 30 sorrisos

Primeiro evento, promovido no âmbito do projeto BET, preenche o ecrã com mais de 30 sorrisos

Primeiro evento, promovido no âmbito do projeto BET, preenche o ecrã com mais de 30 sorrisos

No passado dia 22 de dezembro a AIDGLOBAL promoveu o webinar “Educação Digital: parte de um caminho para a Inclusão Social?”, tendo reunido 35 participantes numa iniciativa online que contou com as vozes de investigadores, professores, membros da comunidade educativa e demais interessados/as (ou curiosos/as) em ver respondia a questão que deu título ao evento: “Educação Digital: parte de um caminho para a Inclusão Social?”.

Os domínios do imaterial e a dimensão digital são hoje incontornáveis na vida de todos os dias e transversais ao quotidiano de mais de metade da população portuguesa. A pandemia confrontou-nos com o brilho quase ininterrupto dos ecrãs, e se há fragmentos da sociedade que têm acompanhado esta transição, há ainda franjas da população que não têm os recursos, o conhecimento ou as competências necessárias para se adaptarem a esta realidade, nomeadamente no contexto educacional.

Os desafios que se atravessam a essa adaptação, os projetos que foram criados para tornar o digital uma realidade acessível a todos/as, nomeadamente em contexto escolar, e a forma como esta área tem vindo a contribuir, ou não, para a inclusão social foram os temas que nortearam a reflexão que se ergueu nas vozes de Luísa Lopes Ribeiro, de Angélica Reis Monteiro, de Matilde Buisel, de Mariana Galvão e Ilpo Lalli e de Ana Margarida Rebelo e Ana Rita Gonçalves, preletores desta iniciativa, moderados pela jurista e escritora, Rute Simões Ribeiro.

A reflexão, que entre momentos de conversa e apresentação de projetos, decorreu entre as 15h10 e as 17h25, foi antecipada pela apresentação do primeiro Relatório Nacional do projeto BET, feita por Sofia Lopes, Gestora de Projetos da AIDGLOBAL. A apresentação expôs a análise feita em Relatório, no domínio das necessidades que existem em matéria de educação, em Portugal, e que justificam uma inovação educacional e o desenvolvimento de aptidões digitais.

No desfecho do evento não foram apresentadas certezas relativamente à natureza indubitável do digital enquanto plataforma para a inclusão social. Foram, sim, apresentados projetos, perspetivas, estratégias e possíveis caminhos capazes de nos aproximar de uma dimensão que, sendo parte integrante do mundo no qual vivemos e das diferentes sociedades que nele coexistem, precisa de se fazer acompanhar de um processo de capacitação gradual e de um conjunto de estratégias inclusivas capazes de garantir que ninguém fica de fora, independentemente da sua idade, contexto ou circunstância.

Beyond COVID-19: The new era of teaching. Digital learning for social inclusion” é um projeto europeu financiado pelo Erasmus +, sendo promovido pela Oxfam Itália, em parceria com a AIDGLOBAL, a Actionaid, a Agenda 21 e a Lama.

Conheça o projeto, aqui.

AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, programas no âmbito da Literacia, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.