Educar para Cooperar: a RHLT e a Cidadania Global

A 8.ª edição do projeto mais emblemático da AIDGLOBAL “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global” visa sensibilizar para as temáticas e valores da Educação para a Cidadania Global (ECG), em articulação com os temas do património da Rota Histórica das Linhas de Torres.

Este projeto envolveu professores, alunos, atores de desenvolvimento local e cidadãos dos seis municípios parceiros.

Os seis municípios que integraram o projeto foram: Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.


DURAÇÃO

A 8ª edição do projeto teve a duração de 23 meses e realizou-se entre 1 de setembro de 2015 a 30 de agosto de 2017.

PROPUSEMOS

Contribuir para que cidadãos de seis municípios compreendam as causas relacionadas com os problemas do desenvolvimento, a partir do património dos seus concelhos, com vista à promoção de uma Cidadania Global ativa na construção de sociedades mais justas, equitativas e sustentáveis;

Desenvolver recursos e formar alunos, professores e atores de desenvolvimento local para as temáticas e valores da Educação para o Desenvolvimento (ED) de forma a mobilizá-los para a promoção da Cidadania Global, a partir da ligação da ED ao património da Rota Histórica das Linhas de Torres;

POR
QUÊ
?

O estudo Journeys to Citizen Engagement: Action Research with Development Education Practitioners in Portugal, Cyprus and Greece, no qual o Grupo de ED da Plataforma Portuguesa das ONGD teve um papel bastante relevante, recomenda a ligação das necessidades das pessoas às realidades locais, tornando o envolvimento dos cidadãos relevante para o contexto local e para as comunidades locais. Para atingir a transformação global, devemos começar a nível local e individual, referem os autores, reforçando ainda a importância de envolver pessoas na ação para questões locais e, sempre que for relevante, permitir ligações a nível global.

Neste projeto, decidiu-se ligar a ED às realidades dos seis concelhos parceiros e à identidade das comunidades, através da exploração do património da Rota Histórica das Linhas de Torres.

São inúmeras as possibilidades de exploração do património da RHTL à luz da Cidadania Global. Guerra e Paz, Sustentabilidade dos Recursos Naturais e Direitos Humanos são apenas alguns dos temas que se podem abordar a partir do património, indo ao encontro da ideia generalizada de que é importante aprender com a história para não repetir os erros do passado e criar um futuro melhor.

OLIVEIRA, Sandra; SKINNER, Amy (2014); Journeys to Citizen Engagement: Action Research with Development Education Practitioners in Portugal, Cyprus and Greece”. DEEEP

REALIZÁMOS

  • 6 Ações de Formação;
  • Workshops sobre Educação para a Cidadania Global;
  • Sensibilização de 12 turmas do 2º e 3º ciclos para temáticas da ECG;
  • Estudo sobre a ligação do património da Rota Histórica das Linhas de Torre à Cidadania Global;
  • Maleta pedagógica para suporte às visitas de estudo nos Centros de Interpretação das Linhas de Torres (CILT);
  • Círculos de Aprendizagem para os técnicos dos CILT;
  • Semanas de Educação para o Desenvolvimento em todas as escolas participantes;
  • Criação de percursos de Geocaching sobre Cidadania Global;
  • Conferência “A Rota Histórica das Linhas Torres e a Cidadania Global”.
 

O recurso didático-pedagógico “Mochila do Soldado – Partir da Guerra para a Paz” foi concebido no âmbito do projeto “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global”. É de livre acesso a professores, educadores e profissionais da área do património que desejam contribuir para sociedades mais justas, equitativas e sustentáveis.

FOTOGALERIA DO PROJETO



PARCEIROS

 
 
 
 

FINANCIADOR

 
 
 
 
 

APOIO

 


 
 

CONTRIBUA PARA A MUDANÇA

O Desenvolvimento acontece pela Educação.

Queremos dar continuidade aos nossos projetos por um mundo mais sustentável, apostando na Educação.
Ao longo da nossa existência, na AIDGLOBAL temos estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.

Noticias do projeto