Regresso à escola após confinamento

Regresso à escola após confinamento

Regresso à escola após confinamento

Workshop realizado na Escola B+S do Porto Santo.

O workshop “Regresso à escola após confinamento: a saúde mental dos nossos jovens no Porto Santo” realizou-se no dia 17 de abril, na Escola Básica e Secundária do Porto Santo, tendo contando com a presença de 16 encarregados de educação.

A pandemia mudou rotinas, prioridades e tornou as crianças e adolescentes mais dependentes das tecnologias, privando-os de atividades desportivas e convívios grupais. De acordo com alguns estudos, o confinamento afetou a sua saúde física e mental.

Neste encontro, foram apresentadas várias situações sobre como o confinamento tem afetado, direta e indiretamente, a vida dos jovens, mostrando alternativas para minimizar os efeitos da pandemia.

O workshop foi moderado pela Dra. Leila Pedro e teve como oradora convidada a Dra. Maria Neves Chaskelman que abordou e refletiu, com os participantes, sobre temáticas relacionadas com a adolescência, família e saúde mental.

As psicólogas presentes reforçaram a importância da família, de escutar ativamente os jovens e da atividade física.

A iniciativa integrou-se no Plano de Ação “Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar”, dinamizado pela ONGD AIDGLOBAL e pela Escola Básica e Secundária do Porto Santo, e contou com o apoio da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola B+S Porto Santo.