Reunião de Coordenação em Milão

Reunião de Coordenação em Milão

Reunião de Coordenação em Milão

A quinta reunião de Coordenação Internacional do projeto “NEAR – NEwly ARrived in common home” decorreu nos dias 19 e 20 de outubro, em Milão, Itália.

A Fondazione ISMU (Itália) organizou e acolheu o evento que foi realizado nas respetivas instalações e que contou com os parceiros do projeto — a AIDGLOBAL (Portugal), a Tamat (Itália), a CARDET (Chipre) e a Università Cattolica del Sacro Cuore (Itália) e, ainda, com a participação da agência de comunicação “Giusti Eventi”.

A abertura do Encontro iniciou-se com a intervenção da Fondazione ISMU, com o propósito de fazer um balanço-conjunto do ponto da situação do decurso do projeto, dar retorno das atividades já realizadas em cada um dos países e planear os próximos passos para as últimas atividades, em particular a atividade final, a “Caça ao Tesouro”, prevista para ser concluída até ao final do ano, nas 4 cidades de intervenção — Milão, Nicósia, Perugia e Lisboa.

Em Portugal, a freguesia de Santa Clara, mais especificamente o Bairro das Galinheiras, será palco desta iniciativa, que ocorrerá no dia 12 de novembro, e, na qual, estarão envolvidas/os cerca de 30 migrantes recém-chegadas/os,  afetas/os ao projeto, entre as/os quais refugiadas/os, agentes comunitárias/os e estudantes universitárias/os do Iscte-IUL, provenientes de vários países.

Seguidamente, foram abordadas as próximas e últimas duas Reuniões Internacionais, a terem lugar no primeiro trimestre de 2023, em Bruxelas e no Chipre, de forma a apresentar e difundir os resultados do projeto.

Previsto realizar-se em fevereiro, o evento, em Bruxelas, reunirá as partes interessadas e as/os decisoras e decisores políticas/os para discutirem e refletirem sobre como as cidades podem envolver as/os migrantes no seu desenvolvimento. Cada parceiro tem a possibilidade de se fazer acompanhar de um/a orador/a convidado/a de um município do seu país para falar sobre as ações que tem vindo a implantar no terreno bem como apresentar ideias locais, com vista à sustentabilidade.

Após um almoço que reuniu todo o consórcio, chegara o momento que todas/os esperavam: o encontro com as/os Agentes Comunitárias/os com e para quem a Foundazione ISMU colaborou, com o propósito de as/os capacitar para uma orientação sustentada e informada de pessoas migrantes recém-chegadas.

Foi uma oportunidade para os parceiros do projeto ouvirem o testemunho de 7 Agentes Comunitárias/os, provenientes do Egito, Filipinas, Marrocos, Somália e Peru, que partilharam não só as suas histórias, desafios, constrangimentos como também significativas conquistas que, com determinação e coragem, conseguiram encontrar o seu lugar no mundo, transbordando, no seu olhar, um sentimento de pertença ao território que as/os acolheu e que as/os ajudou a reconstruirem as suas vidas, tornando-as/os cidadãs e cidadãos empreendedores/as, ativistas e referências para quem as/os rodeia, sobretudo para as/os próximas/os as/os recém-chegadas/os. No final, o objetivo comum entre as/os presentes era contribuir para a salvaguarda da dignidade humana, através do trabalho que, atualmente, desempenham em prol do desenvolvimento humano e integrado.

No decorrer do dia, houve ocasião para visitar a Università Cattolica del Sacre Cuore, parceira do projeto, uma universidade privada italiana, de inspiração católica, fundada em 1921, com sede em Milão.

No segundo dia de trabalhos foi dado a conhecer aos parceiros a Estação Central de Milão e Naviglio Martesana District, que os conduziu até ao parque urbano, local onde foi desenvolvida a horta comunitária e o ponto de partida para a “Caça ao Tesouro” do projeto, dinamizada pela Fondazione ISMU, em parceria com a Università Cattolica del Sacre Cuore. E foi, aqui, que desafiaram a AIDGLOBAL e as outras organizações a constituírem equipas e iniciarem o certame, seguindo as pistas, cujas coordenadas,  foram dadas através da aplicação Action Bound, e cumprindo as várias missões que iam descobrindo ao longo do caminho.

Para o documentário final do projeto, Fruttiamo, um espaço de lazer e convívio, foi palco das entrevistas realizadas pela Giusti Eventi às/aos representantes de cada país e foi, também, o lugar escolhido para encerrar a 2ª Reunião de Coordenação Internacional do projeto “NEAR”.

NEAR – NEwly ARrived in a common home” é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF) tendo como entidade promotora a Fundação ISMU e como entidades parceiras a Tamat, a CARDET, a AIDGLOBAL e a Università Cattolica del Sacro Cuore. Em Portugal, este projeto está a ser desenvolvido na Zona de Lisboa.