Rota Urbana Desperta nos Jovens os 5 Sentidos

Rota Urbana Desperta nos Jovens os 5 Sentidos

Rota Urbana Desperta nos Jovens os 5 Sentidos

No âmbito do projeto “NEAR – NEwly ARrived in a common home”, a AIDGLOBAL, em parceria com a Escola Básica do Alto do Lumiar, realizou entre os dias 27 e 28 de abril, um itinerário educativo denominado “Rota dos 5 sentidos através da arte urbana” que teve por finalidade proporcionar um conjunto de experiências diversificadas que permitiu dar a conhecer melhor, aos alunos, a área geográfica onde residem.

Valorizar a arte como forma de expressão, construção da identidade, superação das desigualdades e cidadania foi o incentivo para reunir as turmas B e C do 9º ano e as B e D do 6º ano, para os levar a explorarem mais profundamente a sua relação com o território onde residem, em colaboração com os/as colegas oriundos de diferentes culturas. Os/as jovens foram convidados a refletirem sobre diferentes temáticas culturais, despertando os seus 5 recetores sensoriais como forma de abordagem da expressão cultural, em cada local que iam visitando.

Esta iniciativa contou com o apoio de professores/as que se disponibilizaram a acompanhar as turmas numa experiência multissensorial pelo mundo, em que cada local selecionado para a visita correspondia ao Tato, Paladar, Audição, Olfato e Visão.

O Parque da Quinta das Conchas e dos Lilases foi o primeiro ponto de partida desta aventura, que proporcionou aos/às estudantes uma oportunidade de trocarem o tradicional modelo de ensino entre quatro paredes pela liberdade de uma “sala de aula” no seio da natureza. Ali, exploraram a primeira zona do roteiro, a Visão, que os/as levou à descoberta de imagens referentes à diversidade intercultural de diferentes países e respetivos/as artistas que estavam expostos em vários locais do Parque.

O segundo local visitado, destinado ao Paladar, deu-lhes a conhecer diferentes sabores do mundo e onde cada turma elegia um/a colega para degustar um determinado produto alimentar, identificá-lo e descobrir a sua origem.

Seguidamente, as turmas deslocaram-se até ao terceiro espaço para experienciarem o Tato, no Skatepark Quinta das Conchas, dando azo à sua imaginação, por meio do toque na plasticina, ao procurarem recriar uma das imagens representadas no graffiti. Estimular o lado artístico resultou no aumento da sua autoconfiança e autoestima.

No mesmo local, puderam identificar e adivinhar a origem de diversas especiarias, apenas pelo Olfato.

Por fim, o passeio terminou com a Audição, responsável pela discriminação das diversas ondas sonoras, possibilitando-lhes identificarem os sons em redor. Ali, os/as jovens, tendo como referência o graffiti representado no mural em frente ao Skatepark Quinta das Conchas, foram desafiados a participar num Quiz musical, testando e ampliando o seu conhecimento sobre a diversidade musical existente no mundo.

Reconhecer que a criança e o/a jovem são sujeitos e agentes do processo educativo permitiu não só estimular a sua curiosidade natural e o seu desejo de saberem e compreenderem o porquê das coisas, através de oportunidades para aprofundarem o que já conhecem, bem como pelo contacto com novas realidades que suscitaram o interesse por explorar e descobrir que o trabalho de equipa e o respeito pela diversidade é fundamental para a educação e inclusão das crianças e jovens, em prol da construção de um mundo mais justo e inclusivo.

Na avaliação feita após estes dois dias de sentida complexidade e de descoberta sobre o território onde residem, os/as estudantes elogiaram e agradeceram a forma como a iniciativa foi conduzida, levando-os/as a aproximarem-se de diferentes realidades culturais.

NEAR – NEwly ARrived in a common home” é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF) tendo como entidade promotora a Fundação ISMU e como entidades parceiras a Tamat, a CARDET, a AIDGLOBAL e a Università Cattolica del Sacro Cuore. Em Portugal, este projeto está a ser desenvolvido na cidade de Lisboa, designadamente no Bairro das Galinheiras, localizado na Freguesia de Santa Clara.

AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, programas no âmbito da Literacia, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.