
Sessão Online promovida no âmbito do NEAR envolve 24 Estudantes Migrantes
A apresentação do Projeto e as atividades que serão desenvolvidas no ISCTE, com vista à inclusão de estudantes migrantes recém-chegados foram alguns dos temas que nortearam a sessão.
No passado dia 14 de janeiro, pelas 15h00, decorreu um encontro online subordinado à apresentação do projeto NEAR – NEwly ARrived in a common home e dedicado ao envolvimento dos estudantes recém-chegados de países terceiros, recentemente matriculados no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa ou que estudam nesta entidade há máximo 2 anos.
A sessão reuniu 24 pessoas em tela virtual num momento informal no âmbito do qual houve espaço para a partilha dos desafios com os quais os estudantes têm sido confrontados na adaptação à instituição de ensino e ao país de acolhimento.
A aprendizagem da língua, o conhecimento e a relação com novas pessoas, a localização dos serviços académicos e a obtenção de informação fidedigna foram alguns dos desafios identificados pelos estudantes quando interpelados sobre a sua experiência relativamente ao processo de inclusão em contexto escolar.
A orientação de estudantes universitários recém-chegados de países terceiros, no sentido de facilitar o seu percurso académico, é um dos objetivos do projeto NEAR que, nesta área, conta com o apoio do ISCTE, entidade na qual os alunos vão ter a oportunidade de desenvolver as seguintes atividades:
- Cocriar um inquérito para a identificação dos interesses e necessidades dos estudantes de países terceiros no contexto académico;
- Cocriar um mapa dos serviços disponíveis dentro e fora do campus universitário;
- Participar em iniciativas (in)formativas para a integração no mercado de trabalho;
- Trabalhar competências linguísticas que visam melhorar o domínio da língua portuguesa funcional;
- Cocriar um Manual de Boas-Vindas;
- Realizar eventos culturais com o acompanhamento e apoio do projeto;
- Cocriar e participar em eventos de networking.
“NEAR – NEwly ARrived in a common home” é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF) tendo como entidade promotora a Fundação ISMU e como entidades parceiras a Tamat, a CARDET, a AIDGLOBAL e a Università Cattolica del Sacro Cuore. Em Portugal, este projeto está a ser desenvolvido na cidade de Lisboa, designadamente no Bairro das Galinheiras, localizado na Freguesia de Santa Clara.
A AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, programas no âmbito da Literacia, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.