In 2022, Direitos Humanos, Migrações, NEAR, Portugal,

Um Passeio Urbano (re)criado para o imaginário infantil

Mais de 80 alunos/as da Escola Básica Maria da Luz de Deus Ramos, do Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, em Lisboa, acompanhados/as dos seus professores/as, participaram, nos dias 9 e 17 de maio, numa visita guiada pelo território das Galinheiras, promovida e dinamizada pela ONGD AIDGLOBAL.


Esta iniciativa pretendeu dar a conhecer às crianças a área onde residem, repleta de uma riqueza cultural imensa e uma identidade inconfundível, numa perspetiva relacional e de mais proximidade com um bairro que mistura múltiplas realidades culturais, uma história muito própria e diferentes profissões, tendo tido a oportunidade de explorarem os distintos negócios locais existentes.

À medida que vão crescendo e compreendendo o mundo à sua volta, os/as pequenos/as passam a imitar os gestos e ações dos/as adultos/as, nas suas brincadeiras ou na forma de se comportarem, fazendo parte do processo de aprendizagem reproduzir aquilo que se observa em redor, nomeadamente no universo do trabalho e das profissões.

Assim que se deram conta da existência dos diferentes ofícios e atividades profissionais na zona, as/os alunos/as colocaram questões aos responsáveis dos estabelecimentos comerciais e quiseram experienciar uma determinada profissão, neste passeio urbano. A visita que fizeram ao Café e Mercearia “Cá te espero” despertou grande interesse pelo historial deste espaço e por ser considerado um dos estabelecimentos mais antigos da zona.

As visitas à Vila Cardoso, à Vila Carlos Henriques e à Vila Borges foram algumas das vilas, pequenos núcleos habitacionais construídos para operários deslocados para a cidade históricas locais que as/os levaram a querer saber mais sobre como estes espaços foram constituídos e como eram antigamente.

Para aprimorar este percurso urbano, uma velha relíquia foi-lhes apresentada ―  a história de um dos mais conhecidos “piolhos”, nome dado antigamente aos pequenos cinemas populares de Lisboa ―  o castiço Cine Texas, nas Galinheiras, que abriu há 60 anos. Passava "serials", ou seja, filmes em partes, e em "reprise" (reposição de filmes que já tinham tido êxito nos cinemas da cidade grande). Um dos maiores sucessos do Cine Texas foi “Trinitá-Cowboy Insolente”. Nos intervalos (havia dois, como nos cinemas finos), os espectadores iam a correr jogar matraquilhos numa barraca de jogos, montada ao lado do Cine Texas, até que uma corneta tocada pelo dono da sala avisava que a sessão ia recomeçar. Encerrou nos anos 80, e dele resta apenas uma fotografia, mas muitas, afetuosas e animadas recordações daqueles que o frequentaram. Os/as jovens adoraram!!!

Visitar distintos lugares e descobrir a essência das profissões estimula e exercita a educação para a cidadania, consolidando, pouco a pouco, a sua vontade de se relacionarem mais com o território onde vivem e de explorarem os negócios locais, juntamente com os/as seus/as colegas de diferentes origens e culturas.

A Rota Urbana realizada contribuiu para que haja um maior conhecimento e consciencialização dos/as alunos/as sobre a sua área territorial, o que irá contribuir para o seu desenvolvimento, nessa fase da vida. Outro aspeto a considerar é a compreensão da diversidade das formas de trabalho e da diversidade cultural e como elas transformam a sociedade bem como cada profissão vai ao encontro das necessidades humanas. “Conhecer as profissões é conhecer a realidade, isso irá movimentar o pensamento e as reflexões das crianças. Ainda colabora para uma formação estável em aprender, o que se pode refletir em outras esferas da aprendizagem”, afirma a brasileira Juliana Pasqualini, professora universitária e pesquisadora da educação infantil.

NEAR – NEwly ARrived in a common home” é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF) tendo como entidade promotora a Fundação ISMU e como entidades parceiras a Tamat, a CARDET, a AIDGLOBAL e a Università Cattolica del Sacro Cuore. Em Portugal, este projeto está a ser desenvolvido na Zona de Lisboa.

AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, programas no âmbito da Literacia, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.