Uma Viagem de aprendizagens pelo mundo

Uma Viagem de aprendizagens pelo mundo

Uma Viagem de aprendizagens pelo mundo

“Viagens pelos Trilhos da Cultura” foi o mote de duas tardes dedicadas à diversidade cultural, por ocasião do Dia Mundial da Criança. Estas Festas Interculturais, promovidas pela AIDGLOBAL em parceria com o Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, tiveram lugar entre os dias 31 de maio e 01 de junho, e contaram com momentos de música, dança, canto, moda, entre outras manifestações artísticas.

A iniciativa teve como grandes objetivos:  reforçar afirmação de valores como a tolerância, a solidariedade, o respeito, a partilha e diálogo e, ainda, contribuiu para fomentar a paz, segurança e estabilidade comunitária; a par de combater o fundamentalismo e estereótipos culturais e aprofundar a reflexão sobre a diversidade como agente de inclusão e de mudança positiva.

Na primeira festa, realizada na Escola Maria da luz de Deus Ramos, estiveram reunidas 150 crianças, que frequentam o Jardim de Infância e o 1º Ciclo, acompanhadas dos respetivos/as professores/as e assistentes operacionais, para celebrarem a interculturalidade, através de uma mostra gastronómica multicultural, com sabores do mundo, nomeadamente de África, Médio Oriente, Europa e América Latina, onde houve ainda lugar para atuações artísticas representativas de outras paragens que enriqueceram a festa.

Destaca-se atuação musical, por parte de um dos alunos, com o canto cigano, tendo sido um sucesso! Para aproximar e dar a conhecer às crianças uma cultura mais oriental e mística, uma aluna, oriunda do Paquistão, realizou uma sessão de pintura de henna nas mãos dos/as colegas, uma arte milenar muito usada no Norte de África e na Índia, e os/as mais curiosos/as experimentaram com entusiasmo! A mãe de uma das crianças da Escola aceitou o convite para fazer um Workshop de tranças africanas, tendo os seus serviços sido muito requisitados até ao final do evento.

Houve ainda lugar à inauguração de uma Exposição composta pelos desenhos feitos pelas crianças que participam, desde o começo, no projeto “NEAR”. Algumas fotografias antigas do Bairro das Galinheiras foram também expostas, uma surpresa preparada pela AIDGLOBAL, que foi muito apreciada pelos/as participantes.

Um dos momentos mais emblemáticos do dia foi a aula de dança zumba dinamizada pelo professor João Condesso da Dance Life Academy, que contagiou crianças e graúdos.

Na EB2,3 Alto do Lumiar, a Festa Intercultural cumpriu com o mesmo propósito de contribuir também para um estreitamento das relações entre as diferentes culturas existentes, na qual houve espaço para degustar e conviver, entre culturas, numa tarde repleta de emoções.

Os/as participantes puderam saborear um almoço, com aperitivos e pratos típicos de diferentes culturas, como por exemplo cachupa, muamba, calulu, pão de queijo, chamuças, entre outros, distribuídos por 7 mesas, que representavam diversos países ao redor do mundo e a acompanhar foram oferecidos sumos e servidos diversos chás oriundos do México (Barbas de milho); da Tunísia (Chá de menta), Brasil (Chá verde), São Tomé e Príncipe (Yogi), Cabo Verde (Hibiscos), África do Sul (Rooibos) e Portugal (Chá da Gorreana). Em simultâneo, realizou-se o Workshop de tranças africanas liderado pelas alunas do 8º ano, que se revelou um êxito.

Após o almoço, arrancou o Desfile Intercultural, que contou com a participação de jovens do 5º 6º, 7º, 8º e 9º anos, com representações culturais de 6 países (São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola, Cabo verde, Portugal e Ucrânia), que visou uma maior proximidade entre diferentes gerações e culturas.

Com as turmas do 9º ano foi preparado um Baile de Finalistas, em que os/as alunos/as vestiram-se a rigor para a ocasião tornando, assim, este momento memorável para todos/as aqueles/as que nele participaram.

Estas celebrações contaram com o donativo financeiro da João Nabais & Associados, Sociedade de Advogados, RL, do apoio da Sumol+Compal, do restaurante “Neide Churrascaria” que confecionou a cachupa, das Professoras que se disponibilizaram em trazer um doce típico da Tunísia e a Muamba de Angola, do aluno que ofereceu empanadas tradicionais da Venezuela, entre outros pratos tradicionais além-fronteiras.

NEAR – NEwly ARrived in a common home” é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF) tendo como entidade promotora a Fundação ISMU e como entidades parceiras a Tamat, a CARDET, a AIDGLOBAL e a Università Cattolica del Sacro Cuore. Em Portugal, este projeto está a ser desenvolvido na Zona de Lisboa.

AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, programas no âmbito da Literacia, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.