Workshop em prol de uma comunidade educativa mais ativa e informada

Workshop em prol de uma comunidade educativa mais ativa e informada

Workshop em prol de uma comunidade educativa mais ativa e informada

A AIDGLOBAL, a Escola B+S do Porto Santo e a respetiva Associação de Pais realizaram o workshop “O papel dos Representantes dos Encarregados de Educação”, no dia 26 de fevereiro, na Escola B+S Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, contando com a presença de 11 participantes.

Na medida em que o processo educativo se desenvolve através da interação entre educandos e educadores, é fundamental que se estabeleça, entre as partes, um diálogo frutuoso e proativo que gere expectativas e que fomente aprendizagens significativas. É, pois, relevante que os/as encarregados/as de educação e os seus representantes se consciencializem da importância do seu próprio papel e atuem colaborativamente. Ao longo da primeira parte do workshop, os/as presentes partilharam reflexões e sugestões, expressando, também, as suas preocupações, o que foi crucial para os momentos que se seguiram.

Na segunda parte, recordou-se a importância de existir um Regimento Escolar, o qual deve conter os elementos fundamentais para o bom funcionamento do estabelecimento de ensino, nomeadamente os seus objetivos, o sistema de avaliação, a organização administrativa, curricular, didática, pedagógica, disciplinar e estabelecer direitos e deveres de toda a comunidade. Na sequência desta troca de ideias, foram, de seguida, apresentados alguns exemplares , seguindo-se a elaboração de uma proposta de Regimento Escolar a apresentar, futuramente, à Direção da Escola.

Num último momento, decorreu uma atividade lúdica em que os/as presentes participaram num vídeo intuitivo sobre o tema trabalhado.

Através das atividades realizadas neste Workshop, os presentes concluíram que é pela interação de toda a Comunidade Educativa que se faz da Escola um espaço de educação total.

A iniciativa integrou-se no Plano de Ação “Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar” (Programa Cidadãos Ativ@s – EEA Grants), promovido pela associação AIDGLOBAL, em parceria com a Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo, e que conta com o apoio da Associação de Pais e Encarregados de Educação da E. B+S Porto Santo.