Workshop sobre PHDA envolve comunidade educativa

Workshop sobre PHDA envolve comunidade educativa

Workshop sobre PHDA envolve comunidade educativa

Encontro com o apoio da Associação de Pais.

Cerca de 20 pais, mães e educadores estiveram presentes no workshop sobre “Educar para Incluir: lidar com a Perturbação – PHDA”, realizado no dia 8 de julho de 2022, na Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo.

A psicóloga Leila Pedro deu a conhecer as características principais da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), entre outros aspetos, como a sintomatologia específica, as bases biológicas e psicossociais e o impacto na família.

O grupo de participantes teve a oportunidade de realizar uma dinâmica para sentir as dificuldades vivenciadas pelas pessoas com PHDA, e de partilhar questões e receios relacionados com o dia-a-dia.

“A PHDA é uma perturbação neurobiológica e do desenvolvimento que se caracteriza por três tipos de sintomas: hiperatividade, impulsividade e falta de atenção. Saber identificar as dificuldades associadas a estes sintomas, de grande impacto na vida da criança com PHDA, nas suas famílias e no âmbito escolar, assim como, conhecer as estratégias educativas para lhes fazer frente, ajuda a minimizar as consequências de uma perturbação que se verifica em 7% população escolar.” (in Divulgação Dinâmica. The Education Club).

A iniciativa integrou-se no Plano de Ação “Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar” (Programa Cidadãos Ativ@s – EEA Grants), promovido pela associação AIDGLOBAL, em parceria com a Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo, e contou com o apoio da Associação de Pais e Encarregados de Educação da E. B+S Porto Santo.