3º Intercâmbio entre as Animadoras/Educadoras em Movimento

3º Intercâmbio entre as Animadoras/Educadoras em Movimento

3º Intercâmbio entre as Animadoras/Educadoras em Movimento

No dia 11 de novembro, teve lugar no Telheiro do Bairro 25 de Junho U2, o último Intercâmbio do ano letivo de 2022 que reuniu as 21 Animadoras/Educadoras em Movimento das Escolinhas Comunitárias de Chaimite, Chiconelane, Bairro 25 de Junho, Maivene e Malehice, distrito do Chibuto, Moçambique. O encontro constituiu-se como uma sessão formativa de partilha de experiências e reflexões conjuntas sobre as atividades realizadas com as crianças, durante o ano letivo que agora termina.

Esta iniciativa, promovida pela AIDGLOBAL, foi dinamizada pela coordenadora do projeto “Educadores em Movimento – Uma Educação Itinerante para a Primeira Infância”, Susana Damasceno, pela Educadora de Infância, Ledieta Bombe, e contou com a presença do escritor, ator, encenador e dramaturgo, Venâncio Calisto, que dinamizou um workshop de Expressão Dramática.

Neste Intercâmbio, destacaram-se dois momentos muito significativos.

Na primeira parte, houve a oportunidade de as Animadoras/Educadoras em Movimento partilharem o modo como decorreram os últimos meses de trabalho com as crianças, nas 5 Escolinhas, identificarem as melhorias que foram sendo implementas durante este período e, ainda, assinalarem as dificuldades que permanecem, mesmo estando o ano letivo a chegar ao fim. Foram abordados vários aspetos relativos à organização do próximo ano letivo, que arrancará no dia 06/02/2023.

O segundo momento ficará na memória das Animadoras/Educadoras em Movimento, não só porque tiveram a oportunidade de participarem no workshop sobre Expressão Dramática, habilitando-as a explorar um livro e a abordá-lo de uma forma mais dinâmica como também tiveram a oportunidade de elas mesmas, dramatizarem uma das histórias bilingues elaboradas no âmbito do projeto – “O Artesão e os Macacos Malabaristas” —  e cujo o autor é o próprio escritor Venâncio Calisto. Em conjunto foram, também, criados os adereços, para que as Animadoras/ Educadoras em Movimento possam dinamizá-la com as suas crianças. Houve, ainda, espaço para serem dadas orientações quanto à continuidade do bom uso dos recursos pedagógicos, nomeadamente da Bibliotchova, uma biblioteca itinerante, e para relembrar a importância de apoiarem os membros do Conselho de Gestão Comunitária das Escolinhas na receção dos valores relativos ao pagamento das mensalidades pelas/os encarregadas/os de educação das mais de 200 crianças que frequentam as 5 Escolinhas, criadas no ano letivo de 2022.

No final do Intercâmbio, foi feita uma avaliação deste dia de trabalho e, de uma forma geral, as participantes agradeceram a disponibilidade e referiram ter adquirido novas competências que as motiva a continuarem o seu trabalho e lhes dá mais segurança na condução das atividades que implementam nas suas Escolinhas.

Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” tem como financiador principal a Fundação Calouste Gulbenkian, como cofinanciador o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., como promotor a AIDGLOBAL, gestora do projeto, como copromotor o Centro Vocacional e Residencial do Chibuto (CVRC), e como parceiros o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), seu coordenador científico-pedagógico, pelo Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI – Iscte) coordenador da componente antropológica, pelo Serviço Distrital da Juventude, Educação e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.