Nos dias 24 de janeiro e 03 e 04 fevereiro, a AIDGLOBAL capacitou, online, 57 docentes e educadoras/es juvenis sobre os desafios da Justiça Climática e Equidade entre Mulheres e Homens.
As ações de formação, com a duração de 4h, tiveram lugar no âmbito do projeto “
Ecoality: Jovens e Autoridades Locais Juntos pela Justiça Climática e de Género” e visaram transformar as salas de aula em espaços de cidadania ativa e resposta às crises ecológicas, tendo sido certificadas pelos Centro de Formação Professor Orlando Ribeiro e pelo Centro de Formação de Loures Oriental.
Alinhadas com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, as formações tiveram como objetivo habilitar docentes e educadoras/es juvenis para a implementação de atividades de Educação Não-Formal, participativas e transformadoras, em contexto escolar e associativo, promovendo a Educação para a Cidadania Global e o envolvimento ativo de jovens em temas como Justiça Climática, Equidade de Género e Direitos Humanos.
Com a emergência das Alterações Climáticas e a crescente importância da Equidade de Género, esta foi uma oportunidade para docentes se atualizarem e se tornarem agentes de mudança nas comunidades escolares. O impacto destas temáticas vai muito além das salas de aula, influenciando a sociedade, no seu todo, no presente e no futuro.
Em Portugal, o Ecoality é dinamizado pela
AIDGLOBAL, em parceria com o Município de Loures. A missão central do projeto é ampliar a consciência e o sentido de corresponsabilidade quanto ao comportamento individual e coletivo, face à interdependência e à interseccionalidade das crises ecológicas.