A Educação para a Primeira Infância é tema de Aula Aberta organizada pela Escola Superior Educação e Ciências Sociais. A AIDGLOBAL participa.

A Educação para a Primeira Infância é tema de Aula Aberta organizada pela Escola Superior Educação e Ciências Sociais. A AIDGLOBAL participa.

A Educação para a Primeira Infância é tema de Aula Aberta organizada pela Escola Superior Educação e Ciências Sociais. A AIDGLOBAL participa.

No passado dia 22 de novembro, pelas 18h, a AIDGLOBAL participou numa aula aberta realizada no âmbito da unidade curricular “Práticas Pedagógicas”, enquadrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB.

“A CRIANÇA AFRICANA: Percursos e Desafios na Promoção de uma Educação para a Primeira Infância em Contexto Rural” foi o mote da iniciativa, que contou com a participação de Susana Damasceno, Presidente da AIDGLOBAL, e de Miguel Oliveira, Professor da Escola Superior Educação e Ciências Sociais (ESECS), enquanto moderador da sessão.

A intervenção da AIDGLOBAL partiu da realidade do Distrito do Chibuto, em Moçambique, e do balanço que tem vindo a ser feito, a partir dos resultados das atividades dinamizadas no âmbito do projeto ‘’Educadores em Movimento – Uma Educação itinerante para a Primeira Infância”. Este é o projeto através do qual a AIDGLOBAL tem vindo a implementar serviços de Educação de Infância Itinerante (EII) dirigidos a crianças entre os 4 e os 6 anos de idade com o objetivo de promover o seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social e aumentar o seu conhecimento da língua portuguesa.

A reflexão sobre o impacto da Educação na idade pré-escolar foi a linha temática que atravessou todo o evento, a partir do qual foi possível consciencializar o público para a necessidade de se desenvolverem mais programas educacionais e instrumentos de avaliação adequados ao contexto Moçambicano, com destaque para o Distrito do Chibuto.

Ao longo do evento houve espaço para apresentar o projeto ‘’Educadores em Movimento” e algumas das atividades que estão em curso e que envolvem a inauguração de cinco Escolinhas Comunitárias, no Chibuto. Foi ainda apresentado o estudo ‘’Perceções sobre o desenvolvimento psicomotor da criança moçambicana em idade pré-escolar em contexto rural, com enfoque no Chibuto’’ (2019), desenvolvido por Carla Ladeira, e que visou  compreender o desenvolvimento psicomotor da criança moçambicana, em idade pré-escolar, no contexto rural do Chibuto, procurando identificar a existência de diferenças entre o desenvolvimento psicomotor da criança que vive no meio rural (Chibuto, Província de Gaza) e a criança que vive no meio urbano (Maputo, capital de Moçambique), em idade pré-escolar.

Durante a sessão estiveram presentes 50 pessoas, entre educadores cooperantes, estudantes e docentes pertencentes aos dois mestrados supramencionados.

A sessão pode ser visualizada, na íntegra, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=LktfAQ38_Qw