In 2020, Bibliotecas, Ed. Movimento, Educação, Moçambique, RBEDC,

AIDGLOBAL promove Encontro de Professores Bibliotecários

No dia 6 de março, a AIDGLOBAL escreveu mais um capítulo na história da promoção da leitura em Moçambique ao realizar o 6º Encontro de Professores da Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto (RBEDC), na Escola Secundária do Chibuto.

Este Encontro, que decorre anualmente e tem como objetivo fazer o balanço de mais um ano de trabalho em prol da leitura e do acesso ao livro, na província de Gaza, contou com mais de 80 participantes —  professores bibliotecários e diretores das escolas da RBEDC, diretor e técnicos do Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia do Chibuto, técnicos bibliotecários das bibliotecas distritais, municipais e provinciais apoiadas pela AIDGLOBAL e, ainda, representantes do Fundo Bibliográfico para a Língua Portuguesa e da Rádio Comunitária do Chibuto, parceiros do projeto.

No âmbito desta iniciativa, foi feito o lançamento do livro bilíngue, em português e xichangana, “O Grão de Milho Mágico” ou “Andzoho ya Masalamusu”, da autoria de Veronique Tadjo e edição da AIDGLOBAL em parceria com a Editora Falas Afrikanas. Esta obra é o primeiro de quatro títulos a serem lançados, enquadrados no projeto “Educadores em Movimento – Uma Educação Itinerante para a Primeira Infância”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P.

Foi, também, dada a conhecer a primeira versão da Plataforma online de Gestão de Bibliotecas, que visa apoiar a administração do acervo bibliográfico das bibliotecas já apoiadas pela AIDGLOBAL. Esta ferramenta está a ser criada pela Quidgest - Software Plant, no âmbito da sua responsabilidade social, com o objetivo de facilitar o registo de títulos e facultar informação a todos os leitores.

No Encontro, foi anunciado o alargamento da RBEDC de 27 para 30 bibliotecas escolares com a chegada de um contentor com mais de 35 mil livros e material escolar, cujo conteúdo permitirá reerguer uma biblioteca escolar da Cidade da Beira, afetada pelo ciclone que atingiu a região, em 2019, disponibilizando aos alunos que frequentam os 10º, 11º e 12º anos obras de apoio, de acordo com o seu contexto curricular. Este é o quinto contentor enviado para Moçambique, com material escolar, visando a promoção da literacia e incentivo à leitura.

Com o objetivo de facilitar a mobilidade dos professores responsáveis pelas bibliotecas foram, também, doadas 27 bicicletas, por iniciativa da Mozambikes, uma empresa social moçambicana. A entrega das bicicletas ficou a dever-se à família da voluntária alemã Christiane, que veio para esta região africana apoiar o trabalho da Mozambikes, mas que, lamentavelmente, perdeu a vida, em 2019. A família da Christiane acreditou na causa pela qual ela veio até Moçambique:  ajudar a identificar comunidades, nas zonas rurais, que necessitassem de bicicletas. De acordo com as informações de Nilza Bento, da Mozambikes, para levar a cabo este seu desígnio, a família angariou fundos para que a empresa pudesse apoiar um projeto nestas terras moçambicanas, em parceria com a AIDGLOBAL.