AIDGLOBAL promove Intercâmbio entre Educadoras em Movimento das Escolinhas

AIDGLOBAL promove Intercâmbio entre Educadoras em Movimento das Escolinhas

AIDGLOBAL promove Intercâmbio entre Educadoras em Movimento das Escolinhas

No âmbito do projeto “Educadores em Movimento – Uma Educação Itinerante para a Primeira Infância”, teve lugar, nos dias 10 e 11 de maio, um encontro que reuniu as 21 Educadoras em Movimento das cinco Escolinhas Comunitárias. Fazer o balanço-conjunto sobre os primeiros 5 meses do trabalho desenvolvido e planear as próximas das atividades foi objetivo deste Intercâmbio.

Tendo em vista melhorar a sua atividade educativa nas Escolinhas onde intervêm, esta partilha contou com muitas aprendizagens e troca de experiências que enriquecem o percurso profissional das participantes. Iniciada com o balanço dos primeiros 5 meses do seu funcionamento, houve lugar para a reflexão, entre as Educadoras e a equipa da AIDGLOBAL, em relação aos aspetos que consideraram positivos e os que deverão ser melhorados, ao longo do ano letivo.

O reconhecimento das Escolinhas pelas comunidades, sobretudo após a sua inauguração, que resultou num aumento significativo de crianças inscritas, num maior envolvimento parental nas atividades desenvolvidas, numa mudança comportamental das crianças no que diz respeito à sua higiene e na participação ativa dos membros do Conselho de Gestão das Escolinhas Comunitárias (CGC) são alguns dos aspetos positivos destacados.

No que se refere ao que há a melhorar, foi destacado o cumprimento do horário por parte das Educadoras e o regular pagamento das mensalidades pelos pais, encarregadas/os de educação e cuidadoras/es, uma vez que só assim será possível mantê-las a funcionar.

Durante este encontro, foram apresentados às Educadoras vários vídeos sobre práticas pedagógicas em contexto de jardim de infância, com o intuito de replicá-las nas suas Escolinhas. Foi, ainda, possível planificar o mês de maio, com atividades partilhadas por todas, como a criação e gravação de melodias para canções a serem trabalhadas com as crianças. Às Educadoras foram, ainda, dadas as orientações para o bom uso dos recursos pedagógicos, nomeadamente das Bibliotchovas, bibliotecas móveis.

No final do Intercâmbio, foi feita a avaliação destes dois dias de trabalho. De uma forma global, as participantes afirmaram ter adquirido mais conhecimentos sobre a relação entre a criança e a Educadora.

Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” tem como financiador principal a Fundação Calouste Gulbenkian, como cofinanciador o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., como promotor a AIDGLOBAL, gestora do projeto, como copromotor o Centro Vocacional e Residencial do Chibuto (CVRC), e como parceiros o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), seu coordenador científico-pedagógico, pelo Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI – Iscte) coordenador da componente antropológica, pelo Serviço Distrital da Juventude, Educação e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.