CALL TO ACTION: as inscrições para o curso online do“(e)mission (im)possible” já estão abertas!

CALL TO ACTION: as inscrições para o curso online do“(e)mission (im)possible” já estão abertas!

CALL TO ACTION: as inscrições para o curso online do“(e)mission (im)possible” já estão abertas!

Devido à inação climática que nos está a conduzir a um aumento médio da temperatura global de +2,7 graus, até ao final do século, a emergência climática exige que sejam adotadas e aplicadas medidas imediatas em todos os sectores da sociedade. Neste desafio sem precedentes, o papel da Cooperação para o Desenvolvimento e da Ajuda Humanitária torna-se determinante enquanto motor da equidade e da justiça além-fronteiras.

Para reforçar as competências-chave do pessoal, das/dos voluntárias/os, das/dos estudantes e das/dos académicas/os do sector, para que se tornem atores da mudança e avancem na ação climática, o “(e)mission (im)possible” desenvolveu uma formação online, gratuita, que oferece um Massive Open Online Course (MOOC) de 25 horas, certificado com créditos ECTS.

Criado por profissionais da área da cooperação e peritos em contabilidade ambiental e climática, o MOOC foi concebido para ser seguido com flexibilidade e ser compatível com as atividades profissionais e de estudo das/os participantes. A gestão é autónoma visto que as/os formandas/os podem realizar o curso desde o momento em que se inscrevem até ao final de março, administrando o tempo de acordo com a sua disponibilidade.

Disponível em inglês, italiano, francês, espanhol e português, o curso pretende proporcionar uma visão e conhecimento das ferramentas metodológicas e técnicas fundamentais para orientar processos transformadores que resultem na redução de emissões e na promoção de ações climáticas positivas.

Dividido em 6 horas tendo por base lições disponibilizadas através de vídeos curtos e 19 horas de estudos e exercícios práticos, visa desenvolver competências em 4 eixos temáticos principais:

  • A dimensão humana das alterações climáticas: responsabilidade, justiça climática e Direitos Humanos;
  • Noções básicas das alterações climáticas: ciência climática e governação internacional;
  • Ações das Organizações para reduzir as emissões e melhorar as suas ações climáticas;
  • Envolver outros na mudança: doadores, parceiros, comunidades locais e decisores políticos.

DESCARREGAR O PROGRAMA

PRÉ-INSCRIÇÃO PARA O CURSO ONLINE

PARTILHAR O CALL TO ACTION

Descubra o “(e)mission (im)possível” e junte-se à nossa comunidade.