Campanha “Bora Lá, Sai do Sofá”

Campanha “Bora Lá, Sai do Sofá”

Campanha “Bora Lá, Sai do Sofá”

Resultados da Campanha – Eleições Presidenciais 2021.

No âmbito do projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Edição)” a AIDGLOBAL promoveu, durante o mês de janeiro, a Campanha “Bora Lá, Sai do Sofá!”, sob o sloganO voto Presidencial é um voto global”, dirigida a jovens com idades compreendidas entre os 15-24 anos e jovens adultos entre os 25-34.

A iniciativa consistiu em apelar ao voto jovem para as eleições presidenciais 2021, que tiveram lugar no dia 24 de janeiro, e que contribuiu significativamente para a relevância do papel dos jovens na tomada de decisões políticas do país, com uma voz ativa e reivindicativa, para um voto consciente. A Campanha digital tornou-se uma oportunidade significativa para os jovens estarem mais informados sobre as eleições em tempos de pandemia e, também, para os despertar para a importância de valorizar a prática democrática do voto e a pertinência social que o ato tem para a Cidadania Global, para a defesa e proteção dos Direitos Humanos e para o cumprimento e responsabilidade no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Sendo o voto presidencial um voto global”, esta Campanha contribuiu, ainda, para que os jovens se pudessem posicionar em relação aos candidatos e votar conscientemente num presidente que os represente e lute pelos seus sonhos, direitos e objetivos para o futuro.

Sobre os resultados: dos 10 864 327 eleitores, apenas 4 262 672 votaram. A abstenção foi a mais alta de sempre, em Portugal, visto que 60,51% dos recenseados não foram às urnas.

A Campanha foi dinamizada nas Redes Sociais da AIDGLOBAL e dos Parceiros e divulgada com o apoio da APSMedia (uma empresa de publicidade que difundiu esta Campanha, através de Mupis Digitais, em 220 espaços, a nível nacional, nomeadamente em Centros Comerciais com Hipermercados), da MOP (empresa que lidera o sector outdoor “Out Of Home” em Portugal, com Mupis Digitais distribuídos por várias estações do Metropolitano de Lisboa) e da RÁDIO NOVA da cidade do Porto.

Só nas redes sociais da AIDGLOBAL foram alcançadas 74 847 pessoas.

O projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Edição)” é promovido pela AIDGLOBAL, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e tem como parceiros o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), Rede Dypall, Centro de Estudos Internacionais – Instituto Universitário de Lisboa, Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Centro de Juventude de Lisboa (CJL), e a  Câmara Municipal de Santarém.

Mais informações em: