Capacitação de professores/as do Ensino Primário, em Moçambique, centra-se na integração da criança na escola

Capacitação de professores/as do Ensino Primário, em Moçambique, centra-se na integração da criança na escola

Capacitação de professores/as do Ensino Primário, em Moçambique, centra-se na integração da criança na escola

A iniciativa decorreu no âmbito do projeto “Educadores em Movimento – Uma Educação Itinerante para a Primeira Infância”.

Nos dias 19, 20 e 21 de abril a Escola Secundária do Chibuto, em Moçambique, recebeu a primeira capacitação de professores/as, em 2022, subordinada ao mote “Psicologia e Desenvolvimento da Criança – Estratégias para a sua Integração na Escola”.

A iniciativa contou com a presença de 30 formandos, entre professores/as, diretores/as de escola e técnicos/as de serviço de ação social, e foi ministrada por Antónia Barreto, Professora e Investigadora no Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e por Diovargildio Chaúque, Professor na Universidade Pedagógica de Maputo.

A estrutura programática da capacitação compreendeu, numa primeira instância, um mapeamento das características e das competências das crianças do ensino primário e da educação pré-escolar, para depois transitar não só para uma abordagem dedicada ao estudo das etapas que caracterizam o desenvolvimento da criança, mas também para o conhecimento das estratégias que devem ser adotadas no sentido de integrar os/as estudantes na vida escolar tendo em consideração dimensões que atentem à relação família/escola e à promoção da cidadania.

Entre dinâmicas teóricas, práticas e que incluíram a reflexão e o trabalho em grupo, esta capacitação contemplou ainda um momento final através do qual os/as formandos/as foram convidados/as a vestir a pele de alunos/as, numa circunstância hipotética em que ingressam numa instituição de ensino e são confrontados com a necessidade de uma integração efetiva na vida escolar.

Para Antónia Barreto, uma das formadoras da capacitação “a qualidade do ensino e a educação das crianças está intrinsecamente associada à formação dos/as professores/as, que devem ser acompanhados e estar continuamente mergulhados neste processo de ensino-aprendizagem. Esta capacitação procurou ir ao encontro desse objetivo, sem deixar de empoderar estes/as formandos/as, para que se tornem professores/as ainda mais qualificados/as, conscientes e motivados/as a alcançar uma educação de qualidade”, sublinha.

Também Susana Damasceno, Presidente da AIDGLOBAL, considera que esta capacitação representou “mais um passo rumo ao cumprimento das metas previstas, no âmbito do quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – Educação de Qualidade – previsto na Agenda 2030”. A salvaguarda da qualidade do ensino é, ressalva, “alavanca para o desenvolvimento de um país” e esse é o nosso maior propósito: transformar, através da Educação, para continuar a desenvolver.

Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” tem como financiador principal a Fundação Calouste Gulbenkian, como cofinanciador o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., como promotor a AIDGLOBAL, gestora do projeto, como copromotor o Centro Vocacional e Residencial do Chibuto (CVRC), e como parceiros o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), seu coordenador científico-pedagógico, pelo Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI – Iscte) coordenador da componente antropológica, pelo Serviço Distrital da Juventude, Educação e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.