Chibuto continua em festa!

Chibuto continua em festa!

Chibuto continua em festa!

Quarta Escolinha Comunitária é inaugurada na comunidade Bairro 25 de Junho, em cerimónia que reúne 120 pessoas.

Depois de três Escolinhas inauguradas na segunda semana de abril, o Distrito do Chibuto conhece, depois da Páscoa, a inauguração da Escolinha Comunitária do Bairro 25 de Junho, que já é frequentada por 61 crianças. A manhã do dia 18 de abril foi, por essa razão, motivo de celebração pelo direito à Educação.

A cerimónia contou com 120 pessoas, entre a quais o Diretor do Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia (SDEJT), Ernesto Mário Macamo, e o Administrador do Distrito do Chibuto, Sérgio Sional Moiame. Num discurso alinhado naquelas que são as preocupações sobre alguns dos problemas que atravessam o sistema educativo, em Moçambique, quer o Diretor do SDEJT, quer o Administrador do Distrito, reconheceram a relevância e o impacto da criação da Escolinha Comunitária do Bairro 25 de Junho, nomeadamente enquanto plataforma para inverter os níveis de insucesso escolar e para promover uma maior igualdade de oportunidades para todas as crianças, independentemente daquela que é a sua génese social, o nível socioeconómico e cultural da família na qual nasceram.

Também a Presidente da AIDGLOBAL, Susana Damasceno, e a Professora Antónia Barreto, que intervieram num momento anterior, reforçaram o caminho que há por percorrer, no contexto das problemáticas supramencionadas, sem deixarem de enquadrar os objetivos e as respostas que esta Escolinha Comunitária se propõe criar para salvaguardar o direito à Educação das 87 crianças já inscritas.

A iniciativa prosseguiu com a entrega da Bibliotchova, de um conjunto de recursos pedagógicos e das batinhas às crianças que, instantes depois, protagonizaram o momento musical que deu cor ao dia. O sabor da cerimónia ficou a cargo da comunidade, responsável pela confeção do almoço que marcou o desfecho da inauguração.

Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” tem como financiador principal a Fundação Calouste Gulbenkian, como cofinanciador o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., como promotor a AIDGLOBAL, gestora do projeto, como copromotor o Centro Vocacional e Residencial do Chibuto (CVRC), e como parceiros o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), seu coordenador científico-pedagógico, pelo Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI – Iscte) coordenador da componente antropológica, pelo Serviço Distrital da Juventude, Educação e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.