Ciclo de Workshops, em Santarém, mobiliza 22 jovens à reflexão sobre o impacto da sua participação nos processos políticos locais

Ciclo de Workshops, em Santarém, mobiliza 22 jovens à reflexão sobre o impacto da sua participação nos processos políticos locais

Ciclo de Workshops, em Santarém, mobiliza 22 jovens à reflexão sobre o impacto da sua participação nos processos políticos locais

Cidadania Global, Direitos Humanos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram os temas que nortearam cada uma das sessões.

Nos dias 4 e 11 de novembro e 2 e 9 de dezembro a turma do curso de Produção Multimédia em Educação da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém, recebeu quatro workshops promovidos pela AIDGLOBAL, no âmbito de uma das atividades desenvolvidas ao abrigo do projeto Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ªEd.).

O ciclo de Workshops surgiu enquadrado na disciplina de Cidadania Global, unidade curricular pertencente ao curso suprarreferido, tendo reunido 22 jovens numa reflexão em áreas como a Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global, à luz das principais problemáticas locais identificadas em Santarém.

Durante a iniciativa foram dinamizadas várias atividades, entre as quais se destacam: a criação de propostas de ação para o Município; a compreensão dos Youth Goals e dos ODS; a utilização da plataforma MyPolis; e a criação de conteúdos multimédia na área da educação tais como campanhas de sensibilização e produção de vídeos sobre os ODS.

De acordo com Maria Pacheco, Assistente de Projetos da AIDGLOBAL, que tem conduzido e colaborado na dinamização das atividades desenvolvidas no contexto do projeto, “sensibilizar e envolver, cada vez mais, a juventude na participação local é fundamental. Recentemente refletimos sobre este tema por ocasião da campanha “Bora lá, Sai do Sofá”, a partir da qual quisemos mobilizar os jovens a votar por ocasião das eleições autárquicas. No âmbito destes workshops procurámos fazer o caminho que antecede a escolha e a tomada de decisão efetiva que leva os jovens às urnas. Ou seja, através deste ciclo de workshops procurámos trilhar um caminho necessário que passa muito mais pela auscultação de opiniões e perceções dos jovens sobre a realidade de Santarém, no sentido de promover a sua participação nos processos políticos locais, tendo em consideração o Plano Municipal de Juventude de Santarém”, conclui.

O ciclo de workshops contou com a participação da formadora Laura Gonzalez que, durante as quatro sessões, orientou os/as estudantes através de vários métodos de Educação Não Formal, permeando a ação formativa com dinâmicas de grupo; teatro; momentos de brainstorming e quebra-gelo que contribuíram para cumprir o propósito último deste ciclo: aproximar a juventude dos mecanismos de participação política e consciencializá-los para a importância da tomada de ação informada e consciente, sustentada pelo reconhecimento da cidadania, “gesto primeiro da política”, como nos disse, um dia, o Professor André Barata.

O projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Edição)” é promovido pela AIDGLOBAL, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e tem como parceiros o Conselho Nacional de Juventude (CNJ)Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ)Dypall NetworkCentro de Estudos Internacionais – Instituto Universitário de LisboaInstituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)Centro de Juventude de Lisboa (CJL), e a  Câmara Municipal de Santarém.

A AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, programas no âmbito da Literacia, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.

Mais informações em: