Ciclo de Workshops “Jovens na Política – Participar para Cidadania Global”

Ciclo de Workshops “Jovens na Política – Participar para Cidadania Global”

Ciclo de Workshops “Jovens na Política – Participar para Cidadania Global”

Nos dias 11, 22 de maio e 1 de junho, a AIDGLOBAL, em conjunto com a Câmara Municipal de Santarém, promoveu o Ciclo de Workshops “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global”, no âmbito do projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Ed.)”.

A iniciativa teve como objetivo envolver os jovens militantes, associações juvenis e Juventudes Partidárias na participação política local, em prol da promoção da Cidadania Global, tendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como Agenda política. Temas como a Educação para o Desenvolvimento, a Cooperação para o Desenvolvimento, os Youth Goals e os Direitos Humanos foram trabalhados de forma dinâmica e interativa, visando promover a reflexão, o trabalho em equipa e o empoderamento juvenil.

O primeiro workshop “Pensar global e agir local – Como participar e intervir no território” decorreu no dia 11 de maio, em formato online, das 19h às 22h. Contou com a presença de Alexandre Poço, jovem Deputado à Assembleia da República, que partilhou a sua trajetória na política e testemunhos de membros de Juventudes Partidárias e associações juvenis sobre a atividade política juvenil.

O segundo workshop “E se concordarmos que discordamos? Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável e Política” foi realizado no dia 22 de maio, sábado, no Convento de São Francisco, em Santarém. A iniciativa decorreu de manhã, das 10h às 13h, e à tarde, das 15h às 16h, também com a participação de jovens militantes e de Juventudes Partidárias. Os presentes foram incentivados a conhecerem e a refletirem sobre os Objetivos da Juventude (Youth Goals) e a identificarem práticas e políticas, no Município de Santarém, que contribuem para que eles sejam alcançados. Para os Objetivos em que não foram identificados muitas ou nenhuma prática, propôs-se aos jovens que elaborassem propostas de ações e/ou políticas e, posteriormente, que escolhessem uma e criassem um plano de ação. Desta dinâmica, surgiram boas ideias, que se espera que possam vir a serem implementadas, em Santarém, um dia!

O terceiro workshop, “Pensar, propor ou agir. Por onde começar?”, assim como o primeiro, decorreu em formato online, no dia 1 de junho, das 19h às 22h. Mário Lopes, Embaixador da Carta Africana de Juventude da União Africana para São Tomé e Príncipe, e Bernardo Gonçalves, fundador e CEO da Plataforma digital MyPolis deram valiosos contributos sobre a ação política juvenil, numa perspetiva local e global. Os participantes foram chamados a conhecer e a utilizar a MyPolis, uma plataforma em que os seus utilizadores podem anexar propostas de ações ou políticas para o seu Município que, posteriormente, são visualizadas pelas próprias autoridades políticas locais.

O Ciclo de Workshops foi concluído com sucesso, com jovens motivados a participarem mais ativamente nas suas comunidades, Juventudes Partidárias e associações, através de uma Cidadania Global e Local.

O projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Edição)” é promovido pela AIDGLOBAL, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e tem como parceiros o Conselho Nacional de Juventude (CNJ)Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ)Rede DypallCentro de Estudos Internacionais – Instituto Universitário de LisboaInstituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)Centro de Juventude de Lisboa (CJL), e a  Câmara Municipal de Santarém.

Mais informações em: