Comunidade de Chaimite tem 48 crianças inscritas em nova Escolinha Comunitária

Comunidade de Chaimite tem 48 crianças inscritas em nova Escolinha Comunitária

Comunidade de Chaimite tem 48 crianças inscritas em nova Escolinha Comunitária

A construção da Escolinha Comunitária de Chaimite – iniciativa promovida pela AIDGLOBAL, no âmbito do projeto “Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” -, reforça a preocupação da Organização em salvaguardar a oferta e em melhorar a qualidade do trabalho na área da educação pré-escolar, em Moçambique.

No dia 14 de abril foi inaugurada a Escolinha Comunitária de Chaimite, localizada no Distrito do Chibuto, Província de Gaza, Moçambique, numa cerimónia onde estiveram presentes 105 pessoas, entre líderes comunitários, pais, cuidadores/as, elementos da comunidade e membros da equipa da AIDGLOBAL.

A abertura fez-se na voz e nos passos dos/as estudantes da Escola Primária do 1º e 2ª Grau de Chaimite que, acompanhados/as pelos seus professores e professoras, entoaram canções de celebração que firmaram a ideia de que a Educação é, também, este lugar onde a voz se ergue e voa, não nas asas, mas nos passos que crianças e jovens dão pelo seu futuro e pelo futuro das gerações vindouras.

Esta foi, aliás, uma ideia que também atravessou o discurso de Susana Damasceno, Fundadora e Presidente da AIDGLOBAL, que reiterou a importância de um maior investimento na Educação Pré-Escolar, enquanto “parte de um caminho necessário para a formação de cidadãs e cidadãos plenos, capazes de estar e de comunicar com os outros, de tomar decisões, de fazer escolhas e de enfrentar este desafio que é a vida”. Ressalvou, no entanto, que “este é um trabalho que se faz numa relação dialogante e de permanente cooperação entre a Escolinha, a família e a comunidade”.

Uma posição partilhada e corroborada pelos líderes comunitários presentes, a par do Técnico do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Ação Social, Rodrigues Matusse, e do Chefe da Localidade, Gerónimo Américo Machava. Por ocasião das suas intervenções, ambos manifestaram o seu sentimento de gratidão pela concretização de uma iniciativa que entendem representar um passo importante no momento de proporcionar, às crianças da Comunidade de Chamite, o acesso a recursos educativos e a aprendizagens com real impacto no seu desenvolvimento, no seu bem-estar e na sua integração social.

Às intervenções de teor institucional seguiu-se a entrega das batas às crianças e educadoras, ocasião pela qual pais e cuidadores/as pediram a palavra para agradecer a construção da Escolinha, cujo impacto já reconhecem, nomeadamente pela forma como as suas crianças interagem e mostram novas competências.

A iniciativa terminou com um almoço partilhado pelos presentes e com o lançamento de uma marrabenta – forma de música/dança típica de Moçambique – produzida por um professor primário da comunidade de Chaimite. A letra da música e os movimentos que deram corpo a esta dança consubstanciaram-se num franco agradecimento à AIDGLOBAL pelo facto de a Comunidade de Chaimite já ter uma Escolinha.

Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” tem como financiador principal a Fundação Calouste Gulbenkian, como cofinanciador o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., como promotor a AIDGLOBAL, gestora do projeto, como copromotor o Centro Vocacional e Residencial do Chibuto (CVRC), e como parceiros o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), seu coordenador científico-pedagógico, pelo Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI – Iscte) coordenador da componente antropológica, pelo Serviço Distrital da Juventude, Educação e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.