In 2022, Capacitação, Ed. Movimento, Literacia, Moçambique,

Comunidade de Chaimite tem 48 crianças inscritas em nova Escolinha Comunitária

A construção da Escolinha Comunitária de Chaimite - iniciativa promovida pela AIDGLOBAL, no âmbito do projeto “Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” -, reforça a preocupação da Organização em salvaguardar a oferta e em melhorar a qualidade do trabalho na área da educação pré-escolar, em Moçambique.


No dia 14 de abril foi inaugurada a Escolinha Comunitária de Chaimite, localizada no Distrito do Chibuto, Província de Gaza, Moçambique, numa cerimónia onde estiveram presentes 105 pessoas, entre líderes comunitários, pais, cuidadores/as, elementos da comunidade e membros da equipa da AIDGLOBAL.

A abertura fez-se na voz e nos passos dos/as estudantes da Escola Primária do 1º e 2ª Grau de Chaimite que, acompanhados/as pelos seus professores e professoras, entoaram canções de celebração que firmaram a ideia de que a Educação é, também, este lugar onde a voz se ergue e voa, não nas asas, mas nos passos que crianças e jovens dão pelo seu futuro e pelo futuro das gerações vindouras.

Esta foi, aliás, uma ideia que também atravessou o discurso de Susana Damasceno, Fundadora e Presidente da AIDGLOBAL, que reiterou a importância de um maior investimento na Educação Pré-Escolar, enquanto “parte de um caminho necessário para a formação de cidadãs e cidadãos plenos, capazes de estar e de comunicar com os outros, de tomar decisões, de fazer escolhas e de enfrentar este desafio que é a vida”. Ressalvou, no entanto, que “este é um trabalho que se faz numa relação dialogante e de permanente cooperação entre a Escolinha, a família e a comunidade”.

Uma posição partilhada e corroborada pelos líderes comunitários presentes, a par do Técnico do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Ação Social, Rodrigues Matusse, e do Chefe da Localidade, Gerónimo Américo Machava. Por ocasião das suas intervenções, ambos manifestaram o seu sentimento de gratidão pela concretização de uma iniciativa que entendem representar um passo importante no momento de proporcionar, às crianças da Comunidade de Chamite, o acesso a recursos educativos e a aprendizagens com real impacto no seu desenvolvimento, no seu bem-estar e na sua integração social.

Às intervenções de teor institucional seguiu-se a entrega das batas às crianças e educadoras, ocasião pela qual pais e cuidadores/as pediram a palavra para agradecer a construção da Escolinha, cujo impacto já reconhecem, nomeadamente pela forma como as suas crianças interagem e mostram novas competências.

A iniciativa terminou com um almoço partilhado pelos presentes e com o lançamento de uma marrabenta - forma de música/dança típica de Moçambique - produzida por um professor primário da comunidade de Chaimite. A letra da música e os movimentos que deram corpo a esta dança consubstanciaram-se num franco agradecimento à AIDGLOBAL pelo facto de a Comunidade de Chaimite já ter uma Escolinha.

Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” tem como financiador principal a Fundação Calouste Gulbenkian, como cofinanciador o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., como promotor a AIDGLOBAL, gestora do projeto, como copromotor o Centro Vocacional e Residencial do Chibuto (CVRC), e como parceiros o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), seu coordenador científico-pedagógico, pelo Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI – Iscte) coordenador da componente antropológica, pelo Serviço Distrital da Juventude, Educação e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.