DIA DE ÁFRICA

DIA DE ÁFRICA

DIA DE ÁFRICA

Pela África que queremos, hoje e sempre.

Celebrar África é não só dedicar um olhar atento aos seus desafios, mas sobretudo contribuir para a criação das condições necessárias ao seu desenvolvimento, sem esquecer a sua história e identidade.

É hoje inegável, que o impacto provocado pela pandemia colocou milhões de pessoas na pobreza extrema, sem qualquer tipo de proteção social e com um acesso restrito a serviços e recursos capazes de lhes garantir uma participação ativa, inclusiva e expressiva, nomeadamente no que diz respeito aos processos de tomada de decisão. A isto acrescem os atrasos no acesso às vacinas, o que contribui para acentuar as desigualdades no continente africano.

No passado dia 19 de Maio, no âmbito da inauguração de um debate aberto dedicado ao tema “Abordar as causas profundas dos conflitos promovendo simultaneamente a recuperação pós-pandémica em África”, o secretário-geral da ONU, António Guterres, relembrava o “severo impacto da pandemia sobre os jovens, especialmente em África, o continente [com população] mais jovem”, e afirmava que “a perda de oportunidades de educação, emprego e rendimentos gera um sentimento de alienação, marginalização e ‘stress’ mental que pode ser explorado por criminosos e extremistas”.

Hoje, Dia Mundial de África, importa recordar desafios como aqueles que foram mencionados por António Guterres e importa compreender de que forma todas e todos podem contribuir para fazer de África um continente mais justo, pacífico e equitativo, no qual todas as crianças e jovens possam ter acesso a uma Educação que lhes garanta a oportunidade de serem o que quiserem Ser, num projeto de vida que devem poder escolher em liberdade.

Parte da atuação da AIDGLOBAL incide sobre este princípio, que encontra na Educação a pedra basilar para o desenvolvimento da sociedade a uma escala global, em respeito pelos objetivos previstos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e na Agenda 2063 da União Africana.

Para conhecer o trabalho que a AIDGLOBAL tem desenvolvido em Moçambique, clique aqui.

Para contribuir para a continuidade dos nossos projetos em Moçambique, faça o seu donativo aqui.

O Dia de África é uma comemoração anual celebrada pela Organização da Unidade Africana (OUA) a 25 de maio – foi precisamente neste dia, no ano de 1963, que 32 estados africanos independentes assinaram a carta fundadora em Adis Abeba, Etiópia. Em 2002, a OUA tornou-se a União Africana.