“Diálogos no Sofá – Bora lá!”: o evento que parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para mobilizar a juventude à (re)ação

“Diálogos no Sofá – Bora lá!”: o evento que parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para mobilizar a juventude à (re)ação

“Diálogos no Sofá – Bora lá!”: o evento que parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para mobilizar a juventude à (re)ação

A AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global, em parceria com o Centro de Juventude de Lisboa do Instituto Português da Juventude (CJL-IPDJ, I.P.), promove a iniciativa “Diálogos no Sofá – Bora lá!”, agendada para o próximo dia 17 de setembro, entre as 16h30 e as 19h30, no Auditório do Centro de Juventude de Lisboa do IPDJ, I.P.

Realizada no âmbito da campanha de apelo ao voto jovem intitulada “Bora lá, Sai do Sofá!”, que se enquadra no projeto Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª. Ed.), a ação procura criar um espaço de reflexão em torno de matérias relativas aos direitos humanos e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) consciencializando e mobilizando a juventude à ação em prol de um mundo mais justo, pacífico, igualitário e equitativo.

Estruturado por três momentos, o evento abre com as intervenções do Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, I.P., Carlos Alves Pereira, e da Fundadora e Presidente da AIDGLOBAL, Susana Damasceno.

A mesa redonda contará com as vozes de André Barata e João Cancela, professores na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (FAL-UBI) e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), respetivamente, que promoverão uma reflexão em torno da relação entre a cidadania global e a política, procurando, também, compreender as implicações que a pandemia poderá ter tido nessa relação, nomeadamente junto do público jovem. Os passos que podem ser dados no sentido de promover um maior envolvimento dos(as) jovens na política mobilizando-os(as) a ler e a pensar criticamente sobre os programas políticos ou sobre as complexas problemáticas que circundam os direitos humanos, as alterações climáticas, o apoio à ajuda humanitária, a inclusão de refugiados e migrantes, serão, também, temas em destaque.

O primeiro momento, dedicado ao enquadramento do evento e ao conceito de política, será complementado por um segundo no âmbito do qual haverá espaço para a partilha de um conjunto de projetos criados para transformar o mundo num lugar mais justo e sustentável. Francisco Araújo, Joana Bacelar, João Lopes, Mamadu Djaló, Raquel Moreiras, Ricardo Andrade e Quitéria Guirengane vão, em vários timbres mas a uma só voz, partilhar as ideias, as formas e os meios que usaram para entoar aquela que é a visão comum de um mundo ideal que exige uma ação global capaz de erradicar a pobreza e de criar uma vida sustentável, justa e igualitária para todas as pessoas.

A moderação fica a cargo de Catarina Silva, jovem empreendedora, fundadora do projeto Veggie Rebel, que procura lutar por um mundo mais justo em respeito pelos direitos dos animais.

A participação é livre mas implica inscrição prévia e obrigatória através do link disponível, aqui.

O evento “Diálogos no Sofá – Bora lá!” é uma iniciativa enquadrada no âmbito da campanha “Bora Lá, Sai do Sofá!”, integrada no projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Ed.)”.

O projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Edição)” é cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., é promovido pela AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global, e tem como parceiros a Câmara Municipal de Santarém ,o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE, o Centro de Juventude de Lisboa (CJL) do IPDJ, I.P., o Conselho Nacional de Juventude (CNJ),  a Dypall Network, a FNAJ, e conta com o apoio da  Mypolis.

Mais informações em: