ED marca a sessão de capacitação das/os Jovens de Juventudes Partidárias selecionadas/os para o trabalho voluntário em Moçambique

ED marca a sessão de capacitação das/os Jovens de Juventudes Partidárias selecionadas/os para o trabalho voluntário em Moçambique

ED marca a sessão de capacitação das/os Jovens de Juventudes Partidárias selecionadas/os para o trabalho voluntário em Moçambique

A iniciativa, promovida pela AIDGLOBAL no âmbito do projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Ed.)”, decorreu no passado dia 17 de julho, entre as 9h e as 13h, através da Plataforma Zoom. O encontro online pretendeu sensibilizar e capacitar as/os participantes em torno da Educação para o Desenvolvimento, com enfoque no Voluntariado, explorando as temáticas que o envolvem, nomeadamente a Cidadania Global, Interdependências, Desenvolvimento e Justiça Social entre o local e o global.

A seleção das/os voluntárias/os, realizada a 6 de junho, surge no contexto do concurso lançado a 22 de março e que se estendeu a todo o território nacional, sob o mote “Tu Voluntária/o” e que pretende proporcionar uma experiência de voluntariado destinada às/aos 4 jovens selecionadas/os, membros de Juventudes Partidárias, a ser realizada no distrito do Chibuto, província de Gaza, Moçambique, entre os dias 2 e 15 de agosto de 2022. Este programa contemplará, também, atividades desenvolvidas em Portugal.

Na sessão realizada, as/os jovens puderam refletir, dialogar e debater questões em torno da ED, tendo, ainda, a oportunidade de aprenderem mais sobre a cultura moçambicana e a sua diversidade, sobre a alimentação e os cuidados a ter com saúde durante a sua estadia no país. As informações foram dadas pela Fundadora e Presidente da Direção da AIDGLOBAL, Susana Damasceno.

Na missão que as/os voluntárias/os irão desempenhar, ser-lhes-ão dados a conhecer os projetos que a Organização implementa em Moçambique, nas áreas da Educação para a Primeira Infância e na promoção da literacia e da leitura. A par disso, terão a oportunidade de conhecer as comunidades locais, dialogar com as pessoas e lideranças locais, apoiar as atividades inerentes aos projetos, servindo de exemplo as Escolinhas Comunitárias e as Bibliotecas Escolares, criadas e equipadas pela AIDGLOBAL.

Após a sua experiência de voluntariado, as/os jovens terão que implementar uma iniciativa de Educação para o Desenvolvimento no seio das suas Juventudes Partidárias, como é o caso da elaboração de um documento de posicionamento político relacionado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a realização de uma tertúlia, de um workshop, de uma formação, e, não menos relevante, uma ação de rua e/ou exposição.

O objetivo de toda aprendizagem adquirida e experienciada pelas/os voluntárias/os em Moçambique é fazer com que ela seja replicada e multiplicada no seio das Juventudes Partidárias, visto serem um dos públicos-alvo do projeto, que resultará numa maior consciencialização sobre as temáticas da Cidadania Global.

O projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Ed.)”, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., promovido pela AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global, e tem como parceiros a Câmara Municipal de Santarém , o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE, o Centro de Juventude de Lisboa (CJL) do IPDJ, I.P., o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), a Dypall Network, a FNAJ, e conta com o apoio da Mypolis.