In 2022, AIDGLOBAL, Capacitação, Cidadania, Jovens na Política II,

“Escola de Política para a Cidadania Global” mobiliza jovens para a participação ativa

Nos próximos dias 20 e 21 de maio irá realizar-se o evento “Escola de Política para a Cidadania Global”, na sede do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), em Moscavide. A entrada é gratuita e as inscrições já estão abertas.


A iniciativa pretende mobilizar a juventude através da reflexão e do diálogo para questões contemporâneas, como a participação política jovem, a igualdade de género, as alterações climáticas, as migrações e a participação política através do digital, tendo como horizonte de ação a transformação social.

Vários serão os/as oradores/as convidados/as que se vão juntar à AIDGLOBAL nesta missão de sensibilizar a população jovem para a importância de uma maior participação na esfera política, através da consciencialização para a relevância destes temas. Para esse propósito, irão decorrer quatro painéis, cada um dedicado a uma das temáticas acima referidas e, posteriormente, nos períodos dedicados às dinâmicas, irá haver espaço para o debate, incentivando à participação ativa.

A sessão de abertura iniciar-se-á às 16h15, prevendo-se que os trabalhos terminem  às 20h. No segundo e último dia do evento, a receção aos participantes e alunos decorrerá entre as 9h45 e as 10h e o encerramento da sessão deverá ocorrer por volta das 19h45. De ressalvar que existem vários momentos de pausa.

As inscrições encontram-se abertas aqui.

O projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Edição)” é promovido pela AIDGLOBAL, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e tem como parceiros o Conselho Nacional de Juventude (CNJ)Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ)Dypall NetworkCentro de Estudos Internacionais – Instituto Universitário de LisboaInstituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)Centro de Juventude de Lisboa (CJL), e a  Câmara Municipal de Santarém.