Estudantes Migrantes participam em Workshop sobre Empregabilidade

Estudantes Migrantes participam em Workshop sobre Empregabilidade

Estudantes Migrantes participam em Workshop sobre Empregabilidade

(Re)pensar a Empregabilidade tendo em vista a inclusão, na sociedade portuguesa, de estudantes migrantes recém-chegadas/os constitui o tema da sessão.

Sendo a Empregabilidade uma temática de significativa importância para a juventude e pessoas migrantes, a AIDGLOBAL promoveu no Iscte-IUL um workshop, que teve lugar no dia 26 de julho, com o propósito a contribuir para a capacitação de alunas/os oriundos de países terceiros na sua integração no mercado de trabalho português.

Através do desenvolvimento de metodologias participativas adequadas às exigências e necessidades das entidades empregadoras em Portugal, a iniciativa visou apoiar, informar e orientar as/os jovens estudantes para as diferentes componentes da vida profissional, no sentido de facilitar a sua adaptação a uma realidade laboral distinta dos seus países de origem.

Neste contexto, durante a sessão as/os participantes tiveram a oportunidade de aprenderem a elaborar um currículo profissional e conciso, passo a passo, para descreverem, de uma forma sucinta, as suas aptidões, preferências e hobbies, utilizando plataformas digitais para o efeito e de forma a comunicarem eficazmente as suas qualificações e competências junto de entidades empregadoras que queiram conhecer o seu percurso.

Adquirir competências de empregabilidade, adaptar-se aos diferentes desafios profissionais de um mundo exigente e em constante mudança e abordar as questões da interculturalidade e da multiculturalidade fizeram parte integrante da preparação das/os estudantes migrantes para potenciais entrevistas de trabalho.

Para enriquecer este encontro, contou-se com a presença de Laís Andrade, Psicóloga com especialização em Gestão Estratégica de Pessoas, que ofereceu os seus contributos capacitando as/os jovens estudantes para a inserção profissional. Foram, também, realizados exercícios de simulação, provas aproximadas da realidade da função a que o candidata/o está a concorrer, de modo a dominar os requisitos mais importantes da entrevista.

A prática de simulação permitiu que as/os participantes respondessem, de uma forma clara e direta, às perguntas do entrevistador, demonstrando, assim, as técnicas aprendidas.

A avaliação final foi muito positiva e as/os participantes estiveram muitos ativos e mostraram interesse pela temática.

NEAR – NEwly ARrived in a common home” é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF) tendo como entidade promotora a Fundação ISMU e como entidades parceiras a Tamat, a CARDET, a AIDGLOBAL e a Università Cattolica del Sacro Cuore. Em Portugal, este projeto está a ser desenvolvido na Zona de Lisboa.