Ilha de São Miguel recebe workshop dedicado ao envolvimento da juventude na política

Ilha de São Miguel recebe workshop dedicado ao envolvimento da juventude na política

Ilha de São Miguel recebe workshop dedicado ao envolvimento da juventude na política

“Go Youth! Jovens ativos pelo desenvolvimento” é o mote do Ciclo de Workshops que arrancou em dezembro de 2021, nos Açores, e que terá continuidade em 2022 em várias regiões do país.

No dia 11 de dezembro a Ilha de São Miguel recebeu o primeiro de cinco workshops, enquadrados no Ciclo “Go Youth! Jovens ativos pelo desenvolvimento”, destinado a Juventudes Partidárias e a jovens interessados em política. A iniciativa foi realizada na Universidade dos Açores e promovida pela AIDGLOBAL, com apoio da Associação Académica da Universidade dos Açores, no âmbito do projeto “Jovens na Política — Participar para a Cidadania Global (2ª Ed.)”.

A sessão reuniu cerca de 10 participantes, entre militantes de juventudes partidárias e jovens interessados na reflexão crítica em torno dos vários temas que integraram a estrutura programática do workshop.

Durante a sessão refletiu-se em torno do conceito de cidadania global e sobre a importância da participação política para o ativismo social, sem esquecer os temas e as metas que estruturam a Agenda 2030, com expressão nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Através de metodologias ativas e não formais esteve também em análise a forma como os diferentes projetos e iniciativas, em São Miguel, podem contribuir para a concretização dos ODS e que ações devem ser implementadas para os alcançar.

Para Laura Gonzalez, formadora da sessão, “esta foi uma iniciativa pensada para promover a reflexão e mobilizar à ação na medida em que os participantes foram desafiados a construir seis propostas passíveis de serem implementadas nas localidades nas quais residem e capazes de dar resposta a necessidades previamente identificadas na região. A formação constituiu-se, também, ocasião oportuna, para a partilha de experiências e perspetivas, tornando particularmente rica pela presença de jovens provenientes de vários pontos da ilha”.

O projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Edição)” é promovido pela AIDGLOBAL, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e tem como parceiros o Conselho Nacional de Juventude (CNJ)Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ)Dypall NetworkCentro de Estudos Internacionais – Instituto Universitário de LisboaInstituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)Centro de Juventude de Lisboa (CJL), e a  Câmara Municipal de Santarém.

AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, programas no âmbito da Literacia, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.

Mais informações em: