Jovens reunidos em Santarém debatem temas da atualidade

Jovens reunidos em Santarém debatem temas da atualidade

Jovens reunidos em Santarém debatem temas da atualidade

O Workshop “Liderança Colaborativa – Um percurso transformacional para a promoção da Cidadania Global” juntou uma dezena de jovens na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém para debaterem temas como a igualdade entre homens e mulheres, as alterações climáticas, a pobreza, a fome e a paz.

Na tarde do passado dia 30 de março, decorreu, em Santarém, o Workshop “Liderança Colaborativa – Um percurso transformacional para a promoção da Cidadania Global”. A iniciativa, promovida pelo projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Ed.)”, permitiu, em colaboração com o Gabinete de Responsabilidade Social do Instituto Politécnico de Santarém, reunir uma dezena de jovens alunos das 5 Escolas do Instituto para promover a reflexão, o sentido crítico, o trabalho em equipa e sensibilizar os estudantes para a participação política ativa local, em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Cidadania Global.

O Workshop, dinamizado através de métodos de Educação Não Formal (método estruturado e participativo de aprendizagem social, que integra a participação voluntária e centrada no formando), teve como agenda a reflexão e debate de temas essenciais dos ODS, como a igualdade entre homens e mulheres, as alterações climáticas, a pobreza, a fome e a paz.

Na avaliação feita, após o evento, os participantes enalteceram a forma como a iniciativa foi conduzida, de forma descontraída, sem tabus e com uma grande “abertura para refletir sobre [os] diversos assuntos”.

Esta iniciativa faz parte de um Ciclo de 5 Workshops, um por região do país, que se centram nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Cooperação Portuguesa.

O projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Edição)” é promovido pela AIDGLOBAL, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e tem como parceiros o Conselho Nacional de Juventude (CNJ)Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ)Dypall NetworkCentro de Estudos Internacionais – Instituto Universitário de LisboaInstituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)Centro de Juventude de Lisboa (CJL), e a  Câmara Municipal de Santarém.