Mais de duas dezenas de Jovens Ativos Pelo Desenvolvimento reuniram-se na Póvoa do Varzim

Mais de duas dezenas de Jovens Ativos Pelo Desenvolvimento reuniram-se na Póvoa do Varzim

Mais de duas dezenas de Jovens Ativos Pelo Desenvolvimento reuniram-se na Póvoa do Varzim

A AIDGLOBAL realizou, em conjunto com a Casa da Juventude da Póvoa do Varzim, o Workshop “GO YOUTH! Jovens Ativos pelo Desenvolvimento”, que contou com a participação de 21 representantes locais de juventudes partidárias, associações juvenis e associações de estudantes.

A iniciativa decorreu no dia 9 de abril e teve lugar na Casa de Juventude da Póvoa do Varzim, tendo sido dinamizada por métodos de Educação Não Formal, com o propósito de promover a reflexão, o sentido crítico, o trabalho em equipa e a sensibilização para a participação política local, em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Cidadania Global.

O Workshop, que surge enquadrado no projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Ed.)”, contou com a presença do Dr. Marco Barbosa, Vereador da Juventude da Póvoa de Varzim, que conversou com os jovens sobre a importância da sua participação ativa nas questões de foro local e também global, incentivando uma atitude proativa e dinâmica para com a comunidade e os diferentes atores do palco político.

Além dos debates sobre as migrações, a igualdade de género, a guerra e a paz, a segurança alimentar, a justiça social e os direitos humanos, houve, ainda, espaço para dinâmicas de interação, através de jogos disponibilizados pela Casa da Juventude da Póvoa de Varzim, que permitiram aos intervenientes conhecerem-se um pouco melhor.

No final do Workshop foi realizado um breve questionário para avaliar o impacto da iniciativa e o que destacavam pela positiva. A maior parte dos jovens mencionou que tinha gostado da “participação coletiva porque permite crescer com as diferentes perspetivas”, “conhecer pessoas novas, aprender e crescer”, bem como “da abordagem dos temas e das atividades mais criativas, pela componente de jogo pedagógico”. De destacar, ainda, que cerca de 86% dos participantes afirmaram que o workshop foi mais interessante do que esperavam.

Este encontro faz parte de um Ciclo de 5 Workshops, um por região do país, centrados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Cooperação Portuguesa.

O projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Edição)” é promovido pela AIDGLOBAL, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e tem como parceiros o Conselho Nacional de Juventude (CNJ)Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ)Dypall NetworkCentro de Estudos Internacionais – Instituto Universitário de LisboaInstituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)Centro de Juventude de Lisboa (CJL), e a  Câmara Municipal de Santarém.