In 2018, Cidadania, Documento, Educar para cooperar,

“Mochila do Soldado - Partir da Guerra para a Paz” disponível online

Recurso pedagógico promove a Cidadania Global

Já está disponível online a “Mochila do Soldado - Partir da Guerra para a Paz”, concebida no âmbito do projeto “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global”.

Este recurso educativo tem como objetivo principal a promoção da Cidadania Global, articulando temas como a guerra, a pobreza e as desigualdades sociais ao património da Rota Histórica da Linha das Torres (RHLT). Pretende ser um instrumento de trabalho de livre acesso a professores, educadores e profissionais da área do património que trabalham com crianças e jovens e que desejam contribuir para sociedades mais justas, equitativas e sustentáveis.

Composta por variadas atividades nas quais os métodos participativos são privilegiados, a “Mochila do Soldado” inclui propostas a serem desenvolvidas em espaços de educação não-formal e planificações com articulação curricular para serem implementadas na escola. Envolve os alunos em jogos, chuvas de ideias, dramatizações, debates, concursos e outras estratégias, disponibilizando adereços e materiais auxiliares apropriados para esse fim.

Cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., com o apoio da Fundação Montepio, o projeto “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global” foi promovido pela AIDGLOBAL em parceria com os Municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira e com o Centro de Formação de Loures Oriental.

O projeto “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global” (2015-2017) teve, como parceiros da AIDGLOBAL, as Câmaras Municipais de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira e o Centro de Forma-ção Loures Oriental. Foi cofinanciado pelo Camões — Instituto da Cooperação e da Língua e apoiado pela Fundação Montepio.