No dia 18 de abril, teve lugar, na Escola Secundária do Chibuto, o 7º Encontro dos/as Diretores/as e Professores/as da Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto (R.B.E.D.C), integrado no programa “Passaporte para a Leitura” que visa promover o acesso ao livro e a leitura em Moçambique, reuniu 96 participantes: representantes das autoridades locais, diretores das escolas onde foram criadas as bibliotecas, e respetivos professores responsáveis por as dinamizar. O objetivo principal do Encontro, foi realizar um balanço do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nas 28 bibliotecas que integram a Rede, desde o último encontro que decorreu em março de 2020.
Esta iniciativa foi dinamizada pela Presidente da Direção, Susana Damasceno, e pela Educadora Comunitária, Minérica Massuco, que iniciaram os trabalhos com uma reflexão sobre o funcionamento das bibliotecas após o covid-19, lançando algumas questões às/aos professoras/es relativamente ao funcionamento das bibliotecas na sequência da crise epidémica e sobre os seus próprios hábitos de leitura, e sugerindo estratégias para os motivar a lerem mais para que incentivem as suas alunas e os seus alunos.
Outro tópico consistiu na Planificação de práticas bibliotecárias para o ano letivo de 2023, tendo Diretoras/es e Professoras/es sido questionadas/os sobre a existência de Planos de Ação para as bibliotecas das suas Escolas e tendo sido propostas e/ou debatidas algumas possíveis atividades a serem realizadas.
Foi, também, efetuada uma sessão de animação de leitura dos contos bilíngues (Língua Portuguesa e língua Changana) de autores moçambicanos “Aldeia dos Cajueiros Mágicos”, “O Cão, a Lebre e o Pássaro” e “O Artesão e os Macacos Malabaristas” do Projeto Editorial “Livros para Começar” da AIDGLOBAL.
Por fim, foram entregues as 23 Bicicletas doadas em março de 2020 pela Mozambikes para apoiar as realizações das bibliotecas escolares, e que aguardavam pelo retomar destes encontros para serem distribuidas. A par disso, 28 Escolas receberam exemplares dos livros da coleção “Livros para Começar” e, ainda, 10 volumes da coleção "Esperança e Felicidade".
No final do dia, foi feita uma avaliação do trabalho realizado e, de uma forma geral, os participantes acreditam ser muito pertinente este tipo de ações como forma de partilha e trocas de experiências sobre a dinamização das Bibliotecas Escolares.
Este Encontro contou com o patrocínio dos Black Bulls, no âmbito de uma parceria celebrada com a AIDGLOBAL para promover a literacia em Moçambique, que conta com o apoio da empresa Transportes Lalgy, Lda., ao abrigo da politica de responsabilidade social desta transportadora.
A Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto, desde a sua criação pela AIDGLOBAL, em 2010, tem vindo a contar com o apoio das seguintes entidades/organizações: Serviço Distrital Saúde, Mulher e Ação Social, Serviço Distrital de Educação, Saúde e Tecnologia, CIDOC, Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa, Escola Portuguesa de Moçambique, UNESCO, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Fundação Calouste Gulbenkian, Mozambikes, Quidgest.
O programa "Passaporte para a Leitura", criado em 2008, é o maior programa de intervenção da AIDGLOBAL, em Moçambique, no âmbito do combate à iliteracia e incentivo à leitura, atravès do qual, cria, equipa e apoia bibliotecas municipais e escolares, na Província de Gaza, promovendo atividades de animação da leitura e a capacitação de técnicas/os e professoras e professores bibliotecárias/os.