A comunidade de Chiconelane, uma das cinco comunidades nas quais a AIDGLOBAL criou uma Escolinha, não tinha acesso à água e à energia elétrica. O abastecimento para a
Escolinha Comunitária era feito pelas Animadoras / “Educadoras em Movimento” numa fontenária distante, com bomba manual, imprópria para beber. Com a criação do furo, a AIDGLOBAL está a contribuir para aumentar o número de fontes de acesso a este recurso hídrico e assegurar o fornecimento de água potável, não só para as crianças da Escolinha, mas também para as/ os estudantes da Escola Primária e para as famílias que habitam perto do furo. As Animadoras / “
Educadoras em Movimento” ficaram, assim, com mais tempo para realizarem as atividades pedagógicas. A construção do furo foi da responsabilidade da OVM Consultorias e Obras, Lda.
A energia chega à comunidade de Chiconelane através da instalação de um equipamento inovador, assente em painéis solares, designado por Mini-Girafa Solar, um projeto pioneiro implementado pela Fundação Carlos Morgado. Com a instalação da infraestrutura, é possível assegurar o carregamento de telemóveis através das oito tomadas, ouvir rádio e ter acesso à iluminação pública. A intervenção passou também pela eletrificação da sala de apoio da Escolinha, com um interruptor e tomada e, ainda, pela iluminação do alpendre. Toda a iluminação é automática com fotocélula e o período de carregamento e telemóveis é feito entre as 06h00 e as 20h00, como pedido pelos membros da comunidade.
A inauguração das infraestruturas contou com a presença de várias autoridades e membros da comunidade, incluindo a equipa da delegação de Moçambique da AIDGLOBAL, Chefe da Localidade de Chipadja, Chefe do Posto Administrativo de Godide, Diretor do Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Ação Social (SDSMAS), Técnico do Serviço Distrital de Planeamento e Infraestruturas (SDPI) e Administradora do Distrito de Chibuto, Celda Banze. Foram mais de 100 membros da comunidade que participaram na celebração, sendo oferecido um almoço após a cerimónia para os presentes no evento. Até a data da inauguração do Furo de água e da Mini-Girafa Solar, as infraestruturas já beneficiavam 60 pessoas, 11 famílias e 10 professores.
A AIDGLOBAL, que mantém uma Delegação no Chibuto desde 2009, reconhece que para o desenvolvimento pleno das crianças é necessário implementar projetos que visam a criação de infraestruturas adequadas à Educação para a Primeira Infância, contribuindo ativamente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4. O furo de água potável e a energia solar, agora instalados, são um compromisso para assegurar que as Escolinhas Comunitárias possam oferecer, diariamente, serviços essenciais, como o acesso a água potável, promovendo o bem-estar e a saúde das crianças que as frequentam, para que possam Brincar, Aprender e Crescer, num lugar seguro e feliz.