In Portugal, Loures, Sustentabilidade, Justiça de Género, Justiça Climática, Ecoality, 2025,

II Convite a associações sem fins lucrativos para apresentarem propostas de projetos e iniciativas no âmbito da Ação Climática e Equidade de Género, em Loures

A Iniciativa faz parte do projeto “Ecoality: Jovens e Autoridades Locais juntos pela Justiça Climática e de Género”, liderado pela Região Toscana e realizado em consórcio com outras associações e municípios de 10 países europeus, sendo dinamizado, em Portugal, pela AIDGLOBAL em parceria com o Município de Loures. 
Tendo por objetivo a sensibilização, mobilização e o empoderamento em torno dos temas da ação climática e da equidade de género, as candidaturas devem ser apresentadas online até 15 de dezembro de 2025 por Organizações sem fins lucrativos. As entidades interessadas podem candidatar-se, como requerentes, ou em parcerias, como correquerentes. 

As candidaturas devem corresponder a, pelo menos, uma das áreas prioritárias: interseccionalidade (iniciativas que reconheçam a intersecção de fatores de desigualdade social, económica e ambiental), capacitação de jovens (apoiar as/os jovens na assunção de papéis ativos nas suas comunidades), Justiça Climática (abordar impactos das alterações climáticas e promover soluções sustentáveis) e Justiça de Género (promover a equidade de género).

As iniciativas elegíveis devem focar-se em soluções locais e em ações de base comunitária, que integrem a justiça climática e a justiça de género. As atividades podem incluir algumas das seguintes atividades: influência política em prol da justiça climática e de género, campanhas de sensibilização do público para a sustentabilidade ambiental e a equidade de género, eventos educativos participativos, incluindo workshops, seminários e festivais, que promovam a ação climática e a igualdade de género, e projetos comunitários inovadores centrados na preservação ecológica, transição eco social ou práticas sustentáveis, com ênfase na participação das mulheres e de jovens pertencentes a grupos marginalizados.

Os projetos vencedores serão acompanhados pela AIDGLOBAL e as organizações promotoras receberão apoio, capacitação e mentoria no processo de implementação das suas iniciativas. As associações serão dotadas de recursos financeiros que lhes permitam implementar iniciativas de cidadania ativa nas comunidades-alvo.

Os projetos vencedores devem durar de 2 a 4 meses e poderão receber um financiamento de 7 500€.
Para obter a informação completa deve ler-se o convite para as candidatura aqui.

Todas as propostas devem ser apresentadas, diretamente online, para o seguinte e-mail: projectos.gestao@aidglobal.org (Daniela Santa-Marta).