In Educação, Moçambique, 2023, RBEDC, Passaporte para a Leitura,

Moçambique: Black Bulls e a AIDGLOBAL unidos pela Educação

Numa parceria “improvável” entre a Black Bulls, uma associação de futebol moçambicana sediada no município da Matola, província de Maputo, e a ONGD AIDGLOBAL levaram, para dentro de campo, livros, sonhos e futebol, visando proporcionar um maior acesso à Educação de Qualidade, através do desporto.


No dia 13 de abril de 2023, os jogadores da Black Bulls viajaram até Chibuto, na província de Gaza, para interagirem com as crianças da Escolinha Comunitária de Malehice, uma das cinco Escolinhas criadas, em 2022, pela AIDGLOBAL, no contexto do projeto “Educadores em Movimento – Uma Educação Itinerante para a Primeira Infância”.

Na sua deslocação, a equipa dos Black Bulls foi conhecer e participar no trabalho que a ONGD realiza na área da Educação para a Primeira Infância. Com o seu novo equipamento oficial que ostenta o logótipo da AIDGLOBAL, os jogadores cantaram, dançaram e brincaram com as crianças, tendo-lhes oferecido lanches e donativos, à semelhança do que têm vindo a fazer, no âmbito das atividades que a Organização implementa no terreno.

Tornaram-se, também, contadores de histórias, quer em língua changana quer em língua portuguesa, encantando as crianças que os rodeavam, destacando-se a leitura do conto “O Artesão e os Macacos Malabaristas”, um dos quatro livros bilíngues lançado pela AIDGLOBAL, escritos e ilustrados por jovens moçambicanos, para se promover o gosto pela leitura e reduzir os altos níveis de iliteracia em Moçambique. Uma aliança exemplar que, veio complementar o bom funcionamento das Escolinhas Comunitárias.

A uma só voz, também, as/os as/os alunas/os da Escola Secundária do Chimundo deram as boas-vindas aos Black Bulls que, à sua maneira, procuraram motivá-los a ganharem mais hábitos de leitura, fazendo-lhes ver que o livro constitui uma via privilegiada para um mais amplo e melhor conhecimento do mundo.

Dino Dulá, diretor desportivo da Black Bulls, fez questão de dizer: “[a parceria] assenta no modo   como nós, Black Bulls, podemos reabilitar a biblioteca Escolar da Escola Secundária do Chimundo, podemos colocar livros na biblioteca para que cerca de 4 000 alunas/os e 70 professores/as da Escola possam vir a fazer bom uso da biblioteca (…) É uma Escola que serve a comunidade local”.

Durante o mês de abril foi, ainda, realizado o jogo de apresentação do Moçambola 2023, que levou a equipa dos Black Bulls a jogarem, lado a lado, com a AIDGLOBAL, em prol de um maior acesso a uma Educação Pré-Escolar para as crianças que residem em comunidades rurais. Um campeonato diferenciador, de sentida solidariedade.

Sendo o futebol, um desporto que reúne as mais variadas camadas sociais, Susana Damasceno, fundadora e presidente da direção da AIDGLOBAL, afirma que “pensar numa modalidade desportiva com este alcance e pensar que ela pode ser um veículo de promoção da leitura, pensar que estes jogadores podem, também, ser Embaixadores da leitura, achámos que seria um match perfeito entre aquilo que é a vontade de levar a leitura, por este Moçambique fora, através de jovens jogadores, que são, também eles, influenciadores”.

O futebol, assim como o desporto em geral, constitui um instrumento poderoso no processo de integração social e escolar de jovens, ao transmitir valores, como o respeito ao próximo, conviver com as diferenças, desconstruir preconceitos e lidar com derrotas e vitórias, que irão surgir nas suas vidas. Quem já praticou desporto sabe que é um eficiente agente de transformação social que impacta e aproxima as/os mais vulneráveis da sociedade, afasta as crianças da violência e se traduz numa eficaz ferramenta de Educação, Formação e Inclusão.

A relação de excelência entre a Black Bulls e a AIDGLOBAL pretende perdurar no tempo e promete trazer benefícios mútuos que, em conjunto, continuarão a valorizar a importância do livro, reabilitar e apetrechar mais bibliotecas escolares, produzir mais livros para as crianças das comunidades onde a Organização criou também as Escolinhas Comunitárias.

A ação, integrada no programa “Passaporte para a Leitura”, tem como objetivo não só colmatar lacunas existentes nas bibliotecas e escolas da província de Gaza como também reforçar e alargar a “Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto” e, ainda, apetrechar várias bibliotecas municipais.

O programa “Passaporte para a Leitura”, criado em 2008, é o maior programa de intervenção da AIDGLOBAL, em Moçambique, no âmbito do combate à iliteracia e incentivo à leitura e, através do qual, cria, equipa e apoia bibliotecas municipais e escolares, na Província de Gaza, promovendo atividades de animação da leitura e a capacitação de técnicas/os e professoras e professores bibliotecárias/os.