Por iniciativa da AIDGLOBAL, e no contexto do projeto, entre o dia 31 de julho e o dia 11 de agosto, decorreu o acompanhamento e a monitorização do funcionamento e processo de ensino-aprendizagem nas cinco Escolinhas Comunitárias envolvidas no projeto — de Malehice, de Chiconelane, de Chaimite, de Maivene e do Bairro 25 de Junho, no distrito de Chibuto, Gaza, Moçambique.
Dinamizada pela consultora voluntária da AIDGLOBAL, Paula Silva, em cada uma das cinco visitas, foi feita a supervisão, em consonância com as respetivas Animadoras/ “Educadoras em Movimento” e as crianças que as frequentam bem como com o gestor da Delegação de Moçambique, Castigo Tchume, com a Técnica de Educação Assistente Ledieta Bombe, com a Técnica do Projeto Jéssica Sitoe e com a Assistente do Projeto Minercia Massuco.
A monitorização incidiu na observação da rotina quotidiana, na implementação da planificação diária, na gestão e dinâmica de grupos e na utilização dos recursos existentes, incluindo a Bibliotchova, em dinâmicas organizadas e/ou livres (p.e. recreio). Os observadores e colaboradores acompanharam, também, as reuniões de monitorização, que são realizadas após as atividades letivas, nas quais se faz a reflexão das práticas observadas e se planeiam e preparam as tarefas da semana seguinte. Foi dado apoio às Animadoras/ “Educadoras em Movimentos” na construção de novos recursos e materiais, alguns dos quais irão enriquecer as Bibliotchovas de cada uma das Escolinhas.
Por ocasião desta deslocação a Moçambique, Paula Silva, estará entre os dias 14 a 18 de agosto, a dinamizar um encontro de capacitação e reforço de competências que reunirá 20 Animadoras/ “Educadoras em Movimento” das 5 Escolinhas Comunitárias criadas no âmbito do projeto, as quais se juntarão outras Educadoras das Escolinhas privadas e comunitária existentes no Distrito do Chibuto.
Tendo em vista o desenvolvimento integral da criança em idade pré-escolar e constituindo uma resposta necessária à Educação das crianças entre os 3 e os 5 anos, no Distrito do Chibuto, a 2ª Fase do projeto “Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância”, tem como financiador principal a Fundação Calouste Gulbenkian e como parceiros da AIDGLOBAL, que o gere e dinamiza, o Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e o Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Ação Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.