In Cooperação para o Desenvolvimento, Chibuto, 2024, Campanha de Crowdfunding, Educadores em Movimento - Fase 2,

Escolinhas Comunitárias do Chibuto “abrem portas” a mais um ano letivo

Entre os dias 5 e 9 de fevereiro, celebrou-se, no distrito de Chibuto, na província de Gaza, em Moçambique, o arranque do ano letivo de 2024, marcado pela abertura da 6ª Escolinha Comunitária, a do Bairro 25 de Junho Unidade 4 (U4), com 45 crianças inscritas.
 

Criadas no âmbito do projeto “Educadores em Movimento – Uma Educação Itinerante para a Primeira Infância”, que se encontra na 2ª fase de implementação, e apoiadas pela AIDGLOBAL, as 6 Escolinhas Comunitárias receberam 157 inscrições de meninos e meninas, entre os 3 e os 5 anos: 21 crianças em Chaimite, 19 crianças em Chiconelane, 23 crianças em Malehice, 20 crianças em Maivene, 29 crianças no Bairro 25 de Junho U2 e 45 crianças no Bairro 25 de Junho U4.
 
Ao início das atividades, antecedeu todo um trabalho de preparação, desenvolvido pelas Animadoras/ “Educadoras em Movimento”, em conjunto com a equipa da AIDGLOBAL da Delegação no Chibuto, a sua Presidente, Susana Damasceno, os 6 Conselhos de Gestão Comunitária e, ainda, com o apoio dos Encarregados de Educação das crianças que participaram em algumas das reuniões.

Foram, também, realizadas sessões de planificação das atividades lúdico-pedagógicas, com o objetivo de melhor preparar e consolidar as aprendizagens das crianças que frequentam estas Escolinhas. Adicionalmente, foi realizado todo um trabalho de limpeza do espaço escolar, tanto interno como externo.
 
Para apoiar a continuação do trabalho desenvolvido nas Escolinhas Comunitárias, a AIDGLOBAL lançou a sua mais recente Campanha de Crowdfunding, tendo em vista a construção de 3 latrinas e 4 cozinhas, em bloco.

Poderá fazer o seu donativo, aqui.
 
Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância, Fase 2” tem como financiador principal a Fundação Calouste Gulbenkian, como promotor a AIDGLOBAL, gestora do projeto, e, como parceiros, o Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.