In AIDGLOBAL, Cooperação para o Desenvolvimento, Ed. Movimento, Educadores em Movimento - Fase 2, 2024,

Encontro com Encarregados de Educação, nas 6 Escolinhas Comunitárias do Chibuto

Entre os dias 20 e 27 de fevereiro, realizaram-se as reuniões com as mães, pais, familiares e cuidadores das crianças que frequentam as 6 Escolinhas Comunitárias do Chibuto. No total, estiveram presentes 114 Encarregados de Educação das crianças.

As sessões realizaram-se nos espaços de cada uma das Escolinha Comunitárias das comunidades de Chiconelane (dia 20), no Bairro 25 de Junho U4 (dia 21), Maivene (dia 22), Chaimite (dia 23), no Bairro 25 de Junho U2 (dia 26) e em Malehice (dia 27), com o objetivo de debater vários assuntos relativos aos serviços de Educação de Infância prestados nestas comunidades, nomeadamente a partilha do Manual de funcionamento das Escolinhas, o Plano de Atividades para o ano letivo de 2024, a importância da participação das mães, pais, familiares e cuidadores no dia-a-dia da Escolinha e a cooperação da Comunidade no processo.

O Gestor da Delegação da AIDGLOBAL, Castigo Tchume, juntamente com a Técnica do Projeto, Jéssica Sitoe, realizaram um balanço do pagamento das mensalidades, lanches e água e deram a conhecer o número total de crianças inscritas, até à data em que foi realizada cada uma das reuniões.

Sensibilizaram-se os Encarregados de Educação para os cuidados a ter com a saúde e alimentação de cada criança, incentivando-os à adoção de comportamentos alimentares saudáveis junto das suas crianças. Informou-se que foi feita uma revisão da ementa dos lanches por um técnico do Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS), atendendo ao valor nutritivo de cada alimento e aos produtos alimentares existentes na comunidade.

Esta sensibilização teve, também, em conta a adoção e promoção de cuidados de higiene, essenciais no combate de vermes e bactérias prejudiciais à saúde, nomeadamente no que concerne à higiene das mãos, apresentação cuidada das unhas das crianças, uso de lencinhos, no caso desta estar engripada, tratamento da pele com feridas e cuidados com o cabelo, principalmente quando são feitas tranças nas meninas e nos meninos, evitando que estas fiquem muito apertadas, uma vez que podem provocar dores de cabeça, ou muito compridas, para evitar puxões de cabelos, nas suas brincadeiras.



No decorrer das reuniões, as mães, pais, familiares e cuidadores das crianças presentes refletiram sobre o impacto que a existência das Escolinhas Comunitárias demonstram ter na vida de cada criança e reforçaram, continuadamente, a importância da existência deste espaço para o seu bem-estar, parabenizando o trabalho desenvolvido e assegurando o seu contributo, de forma a garantirem a longevidade do projeto em mãos.

Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância, Fase 2” tem como financiador principal a Fundação Calouste Gulbenkian, como promotor a AIDGLOBAL, gestora do projeto, e como parceiros o Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.