A recém-aberta Escolinha Comunitária do Bairro 25 de Junho, Unidade 4 (U4), que abriu portas em fevereiro, recebeu um conjunto de materiais e recursos pedagógicos, projetados para entreter e melhor enriquecerem o processo educativo das 56 crianças que a frequentam.
Brincar com diferentes tipos de brinquedos é uma atividade fundamental para o desenvolvimento das crianças que, ao serem estimuladas, melhoram a sua estrutura e funcionamento cerebral. É através do brincar que se dá os primeiros passos no processo de aprendizagem motora, cognitiva e social e se desenvolvem elementos fundamentais à formação da personalidade da criança, para que ela aprenda a processar informações, organizar o pensamento e gerir as suas emoções.
Por se tratar de uma Escolinha recém-aberta, foram oferecidos vários brinquedos, tais como zebras, leões e girafas esculpidos em madeira, para estimular a imaginação das crianças e ampliar o seu conhecimento sobre o mundo. Brinquedos relacionados com os alimentos, nomeadamente sacos, em miniatura, de arroz, massa e feijão vão contribuir para desenvolver a criatividade das crianças e fomentar a sua autonomia, através da introdução de hábitos e práticas, presentes no seu dia-a-dia.
Foram, também, entregues materiais escolares como giz, molas, tesouras e lápis de cera que facilitarão o processo de ensino-aprendizagem. As crianças que frequentam a Escolinha poderão, agora, ouvir mais histórias infantis, através de dois dos livros bilingues lançados pela Aidglobal: “O Artesão e os Macacos Malabaristas” e “A Aldeia dos Cajueiros Mágicos”.
Para promover a atividade física,
ofereceram-se bolas de futebol, para que as crianças possam desenvolver laços de amizade e espírito de equipa, o que fortalece a sua confiança e autoestima. Tudo isso contribuirá para um ambiente saudável, divertido e estimulante, na Escolinha Comunitária do Bairro 25 de Junho, Unidade 4 (U4).
"
Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância, Fase 2” tem como financiador principal a
Fundação Calouste Gulbenkian, como promotora a
AIDGLOBAL, gestora do projeto, e como parceiros, o Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.