In AIDGLOBAL, 2024, Portugal, Moçambique, Eventos, Ativismo, Solidariedade Social, Grito de Mujer, CEMD,

Festival Internacional Grito de Mujer e o Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora distinguem Mulheres de diferentes áreas de intervenção da sociedade civil

Pelo décimo ano consecutivo, o Festival Internacional Grito de Mujer e o Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (CEMD) galardoou, no passado dia 24 de março, Mulheres da Lusofonia que se destacaram nos mais diversos quadrantes da sociedade.

Marcado pelo destaque dado a Mulheres empreendedoras e valorizadas pela importância do seu papel nas áreas da Educação e da Literatura, o Festival Internacional de Poesia y Arte Grito de Mujer Lisboa, 2024, coordenado pelo curador Delmar Maia Gonçalves, presidente do CEMD, uma Organização sem fins lucrativos que promove, edita, estuda e divulga a Literatura Moçambicana, e, também, fundador e membro honorário da AIDGLOBAL, teve lugar, na Livraria - Galeria Sá da Costa, e contou com uma série de atividades dedicadas às Mulheres, onde se incluiu leituras de poesia.

A cerimónia foi iniciada com a entrega do primeiro Galardão de Mérito atribuído a Susana Damasceno, fundadora e presidente da Direção da AIDGLOBAL, pelo trabalho exemplar no Ativismo e Solidariedade Social. Não podendo estar presente, neste ato, por se encontrar, em Moçambique, no campo de ação dos projetos levados a cabo pela Organização, no âmbito da Educação para a Primeira Infância e num maior acesso ao Livro, foi incumbida Francisca Santos, gestora de comunicação, fundraising & relações públicas de a representar e dedicar este prémio às colaboradoras, aos colaboradores e apoiantes que têm feito parte da história da AIDGLOBAL.

Susana Damasceno, nos últimos 18 anos, tem-se dedicado à promoção de uma Educação de Qualidade, contribuindo, enquanto cidadã, para a reivindicação de mais Direitos Humanos, melhores oportunidades para todas e todos, maior justiça social e empoderamento de mais mulheres.
 

Foram, também, distinguidas, em 2024:

Artes: Francisca de Magalhães Barros, Rute Castro e Sónia Travassos (Portugal)
Dança Oriental: Susana Amira (Portugal)
Educação: Ana Resende, Carla Ribeiro, Cátia Nunes, Chantal Miguel, Cláudia Pereira, Gabriela Moreira, Luísa Pinto, Patrícia Hilário, Rosa Castro e Sónia Martins (Portugal)
Investigação: Maria Fernanda Matias (Portugal)
Literatura: Beatriz Aquino e Gisela Mendonça (Portugal) e Josina Viegas (Moçambique)
Política: Linette Olofsson (Moçambique)
Produção/Promoção Cultural/ Edição: Avelina Ferraz (Portugal)

É de realçar a presença de José Tiago Oliveira, matemático, e de Roberto Moreno, especialista em marketing e fundador do GEOpress – órgão de comunicação sociocultural sem fins lucrativos – que apresentaram, em edições anteriores, comunicações sobre Mulheres que se diferenciaram nas áreas da Matemática e do Marketing, em Portugal e no mundo, da Política e da História, no Brasil.

No corrente ano, a sua participação foi, igualmente, reconhecida, devido ao facto de ambos trazerem a lume as realizações destas Mulheres.

De acordo com Delmar Maia Gonçalves, os galardões, concedidos anualmente, foram atribuídos a Mulheres, como forma de evidenciar o seu serviço em prol da sociedade que, raras vezes, tem o devido reconhecimento.
Devido à não presença das/os galardoadas/os, não foi possível entregar distinções na área da Investigação, nas Artes e na Política.
 
A marca corporativa de “La Causa Grito de Mujer” e o seu Festival Internacional de Poesia e Arte são projetos criados pela escritora dominicana Jael Uribe e foram confiados, como parte de sua missão social, à Fundación Movimiento Mujeres Poets Internacional MPI, inc., cujo trabalho se iniciou em 2009, na República Dominicana.
 
O Festival, uma iniciativa poético-artística em homenagem à Mulher e contra a violência, engloba um conjunto de eventos simultâneos que decorre, anualmente, em mais de 30 países, durante o mês de março.
 
A sua realização deve-se à generosidade dos apoios recebidos por parte de Instituições e embaixadores/as de boa vontade, amigas/os e simpatizantes do Movimento e conta com a participação de poetas, artistas, pintores/as, atrizes e atores, Instituições e grupos literários que abraçam a causa. 
 
A sociedade cumprimenta e agradece a ação formativa de “La Causa Grito de Mujer” não só   como símbolo de valorização e homenagem à Mulher como também um olhar atento à Lusofonia.