No passado dia 16 de maio de 2024, o Telheiro da Escolinha do Bairro 25 de Junho U2, no distrito do Chibuto, em Moçambique, acolheu mais um Intercâmbio entre Animadoras/”Educadoras em Movimento”. O Encontro constituiu-se como uma oportunidade de partilha de experiências, reflexões e preocupações conjuntas sobre as atividades desenvolvidas nas Escolinhas, num dia de trabalhos muito produtivo e dinâmico.
A sessão, promovida pela AIDGLOBAL, contou com a participação de 18 Animadoras/”Educadoras em Movimento” das seis Escolinhas Comunitárias do Chibuto e foi dinamizada pela equipa da Delegação, constituída pela Educadora de Infância, Ledieta Bombe, e pela Técnica de Projetos, Jéssica Sitoe.
Fazer um balanço sobre o funcionamento das Escolinhas, no decorrer do primeiro trimestre do ano letivo de 2024, apresentar propostas solucionáveis para a resolução de problemas e dificuldades sentidas ao longo do trimestre, refletir sobre o papel da Animadora/Educadora no desenvolvimento das crianças, contar histórias em grupo e, por fim, simular atividades para os próximos planos foram os objetivos inerentes a este Intercâmbio.
Durante o Encontro, as participantes puderam aperfeiçoar as suas competências e refletir, em conjunto, sobre os pontos fortes e os que devem ser melhorados e definiram os passos a tomarem, de forma a melhorarem a sua intervenção pedagógica e didática, junto das crianças das Escolinhas.
As Animadoras/”Educadoras em Movimento” enfrentam, diariamente, alguns contratempos e, para obterem respostas adequadas e soluções passíveis de serem aplicadas a cada situação, foi-lhes distribuído um documento do Ministério do Género, Criança e Ação Social de Moçambique, destacando o papel e as características de um/a Educador/a de Infância, que inclui apoiar as crianças, manter uma boa comunicação com a comunidade, conhecer os Direitos das crianças e os apoios disponíveis, observar e documentar o desenvolvimento infantil, criar um ambiente acolhedor, estabelecer limites, acompanhar as atividades de tempos livres, produzir materiais a partir de recursos locais, trabalhar em equipa, comunicar com as mães, pais e apoiar na gestão pedagógica e administrativa da Instituição. O Documento vai ajudar as Animadoras a melhorarem o seu desempenho, em prol de um desenvolvimento infantil mais estruturado e de melhor qualidade pedagógico-didática, ajudando a moldar as capacidades cognitivas, emocionais e sociais das crianças e proporcionando um ambiente seguro, estimulante e inclusivo, onde podem aprender, explorar e crescer.
Contar histórias é um contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita, um instrumento crucial para o desenvolvimento das/os mais pequenas/os e que alimenta a necessidade infantil de ouvir histórias, promovendo o gosto e os hábitos pela leitura e despertando a sua imaginação. Nesta linha de pensamento, as facilitadoras lançaram o desafio da Hora do Conto às participantes para que, em grupos de 3, narrassem a história do “Coelho e do Camaleão”, nas línguas portuguesa e changana, às demais Animadoras/”Educadoras”, que avaliaram as apresentações entre si e identificaram pontos a melhorar, tendo em conta os elementos essenciais para uma boa narração: o ambiente, o ritmo, o diálogo, os sons, gestos, olhares, movimentos e os objetivos pedagógicos norteados por princípios como a adequação ao nível etário e ao contexto das aprendizagens, a variedade, a criatividade e a seriedade, para que, quando ouvida a história, as crianças, possam conceber os cenários, as personagens, num mundo só delas.
Como última ação do dia, as intervenientes simularam atividades a desenvolverem nos próximos planos de atividades letivas, na última quinzena de maio, tendo por base o planeamento mensal disponibilizado pela AIDGLOBAL, que serviram de referência para as Equipas de Animadoras/”Educadoras em Movimento”. As atividades diárias foram realizadas em 8 grupos de 2 a 3 membros de diferentes comunidades.
No final do Intercâmbio, as participantes tiveram ocasião de dar a sua opinião, relativamente aos temas tratados, e, de uma forma geral, o balanço foi positivo. Os elementos da equipa da AIDGLOBAL, presentes, agradeceram a disponibilidade e empenho demonstrado, ao longo do dia, no sentido de colaborarem no cumprimento do programa estabelecido, dando destaque à simulação dos planos diários das atividades a implementar nas Escolinhas. As intervenientes referiram que se sentiram mais preparadas para desempenharem melhor o seu papel de Animadoras/”Educadoras” do Pré-Escolar, o que as motiva a continuarem a trabalhar em prol de uma Educação de Qualidade para a Primeira Infância.
Os Intercâmbios entre as Animadoras/”Educadoras em Movimento” das 6 Escolinhas Comunitárias do distrito do Chibuto têm sido realizados desde do projeto piloto (2028-2022) e conta já, na totalidade, com 8 Encontros.
A iniciativa enquadra-se no projeto "
Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância, Fase 2”, que tem como financiador principal a
Fundação Calouste Gulbenkian, como promotora a
AIDGLOBAL, gestora do projeto, e como parceiros, o Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.