No passado dia 28 de agosto, a Biblioteca da Escola Secundária do Chimundo, no Distrito do Chibuto, foi oficialmente inaugurada, marcando, assim, um passo significativo na promoção da educação e da leitura, na província de Gaza.
A iniciativa contou com a presença do Presidente do Conselho Municipal do Chibuto, Dr. Henriques Machava, a representante da Diretora do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia do Chibuto, Emília Fote, e o Diretor da Escola Secundária do Chimundo, professor Juvêncio Macuácua, que destacou a importância da criação deste espaço para os jovens estudantes desenvolverem as suas competências de leitura e escrita, afirmando que " vai elevar a qualidade do ensino”.
Para cerca de 3527 jovens da 7ª à 12ª classe já é possível ler e estudar no novo espaço. Esta biblioteca é a 31ª da Rede de Bibliotecas Escolares do distrito do Chibuto, um marco significativo do compromisso da AIDGLOBAL de promover o acesso ao livro, junto de cada vez mais estudantes e professores do distrito do Chibuto. A biblioteca, agora, inaugurada conta com três salas: uma onde estão depositados os livros, uma de leitura e uma que funciona como Infoteca. Para as apetrechar, a AIDGLOBAL doou cinco computadores, dezoito cadeiras, três estantes, cinco mesas e um acervo inicial de 500 livros, selecionados para dar resposta às necessidades educativas e culturais dos estudantes e professores. Os materiais disponibilizados resultam de várias doações recolhidas em Portugal e enviadas para Moçambique num contentor, em 2020.
A biblioteca é um espaço de leitura e um centro de aprendizagem e de recursos para a comunidade escolar. "Para Moçambique a biblioteca é, também, um lugar de estudo onde as crianças e os jovens podem ir buscar um manual escolar, um livro para ler, um livro para sonhar e sentar-se. É terem um espaço onde possam fazer o seu estudo”, comentou Susana Damasceno, Presidente da Direção da AIDGLOBAL, na cerimónia da inauguração.
Importa sublinhar o trabalho precioso da voluntária Rita Alves que apoiou na organização desta biblioteca, ao dedicar o seu tempo para selecionar, arrumar e catalogar os livros e os materiais recebidos.
A Biblioteca da Escola Secundária do Chimundo é o mais recente contributo da AIDGLOBAL, no âmbito do programa “Passaporte para a Leitura”, criado em 2008 e que constitui o maior programa de intervenção em Moçambique. É através dele que a Organização cria e equipa bibliotecas, promove atividades de animação da leitura e a capacitação de técnicos e professores. Na área da promoção da literacia, a AIDGLOBAL é parceira do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia.