Oficina de Educação Parental, em Moçambique, capacita e consciencializa para a educação de crianças na Primeira Infância

Oficina de Educação Parental, em Moçambique, capacita e consciencializa para a educação de crianças na Primeira Infância

Oficina de Educação Parental, em Moçambique, capacita e consciencializa para a educação de crianças na Primeira Infância

Em Chiconelane, Chaimite, Malehice, Maivene e Bairro 25 de Junho, cinco comunidades localizadas no Distrito do Chibuto, foram capacitadas 25 educadoras e 8 membros do Conselho de Gestão Comunitária.

Entre 22 de junho e 2 de julho, a AIDGLOBAL promoveu uma Oficina de Educação Parental em cinco comunidades, localizadas no Distrito do Chibuto, em Moçambique, no âmbito do projeto “Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância”. A capacitação dos participantes para a importância do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, em áreas como a saúde e a psicologia, por exemplo, foi um dos objetivos da iniciativa.

Ao longo de três sessões refletiu-se sobre o desenvolvimento da criança em matérias como a cidadania, os direitos e deveres das crianças, a saúde e a nutrição, sem esquecer a importância que esta última representa para as mães, particularmente durante a gravidez.

O espaço para a partilha de experiências e opiniões foi uma constante nos diversos momentos formativos, criando uma atmosfera composta por histórias diversas que se acrescentaram nas suas semelhanças e, sobretudo, nas suas diferenças.

Castigo Tchume, Gestor da Delegação da AIDGLOBAL, em Moçambique, sublinha a importância da capacitação e da consciencialização das comunidades para a problemática que circunda a Educação para a Primeira Infância e faz um balanço positivo das sessões, que reconhece terem sido “interativas” e propícias à criação de um “ambiente de discussão produtivo no seio do qual os intervenientes se manifestaram informados e sensíveis aos temas abordados”.

A dimensão teórica que integrou a estrutura programática das primeiras sessões criou as bases para a componente prática que se seguiu e no âmbito da qual foram realizadas simulações de sensibilização dos participantes em matérias como a saúde e a nutrição da criança, que visaram preparar as educadoras para atividades concretas a desenvolver, também, em contexto familiar.

Dados de 2012, do Ministério da Educação, mostram que, “em Moçambique, 4% das crianças menores de 5 anos de idade frequentam o Ensino Pré-escolar (EPE)”. Existe uma baixa perceção dos pais e da comunidade sobre a importância da EPE, um elevado analfabetismo feminino e insuficientes iniciativas de promoção de Saúde e Cidadania dirigidas a crianças em idade pré-escolar.

A fraca promoção e consequente adesão ao ensino pré-escolar, em Moçambique, pode comprometer a proteção e promoção dos direitos da criança, como é o caso do direito à educação, conforme expresso na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança e na Lei Sobre a Promoção e Protecção dos Direitos da Criança (Lei Nº 7/2008, de 9 de Julho).

Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” é um projeto que cria ligações entre a Escola Primária e os serviços de Educação de Infância Itinerante de 5 comunidades rurais do Distrito de Chibuto, Província de Gaza.  É financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e implementado por um consórcio constituído pela AIDGLOBAL, gestora do projeto, pelo Centro Vocacional e Residencial do Chibuto (CVRC), parceiro na definição de estratégias sociais e educativas e no acolhimento das diversas iniciativas, pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL), seu coordenador científico-pedagógico, pelo Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL), coordenador da componente antropológica, pelo Serviço Distrital da Juventude, Educação e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.