Educadores em Movimento

Educadores em Movimento

Educadores em Movimento

Com o projeto “Educadores em Movimento – Uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” pretende-se que serviços de Educação de Infância Itinerante (EII) sejam geridos por e integrados em 5 comunidades, de forma sustentável, e que as próprias comunidades tenham as competências necessárias para o desenvolvimento integral da criança em idade pré-escolar.

Os serviços de EII são dirigidos a crianças entre os 4 e os 6 anos ‒ e espera-se que estas crianças se desenvolvam física, cognitiva, emocional e socialmente e que aumentem o domínio da língua portuguesa. Vão ser também trabalhados hábitos de higiene, saúde, nutrição, entre outros. Prevê-se ainda que sejam identificados e encaminhados casos de crianças com Necessidades Educativas Especiais.

  • Local de atuação
    Moçambique, Chibuto
  • Beneficiários
    1760
  • Área de Atuação
    Cooperação
  • Temáticas
    Educação, Leitura

 

Os serviços de EII são dirigidos a crianças entre os 4 e os 6 anos. Estas atividades são desenvolvidas, ao ar livre, pelas Educadoras em Movimento, jovens mães das comunidades, previamente capacitadas, que diariamente, ao ar livre, tendo como base a aprendizagem pela Natureza,  utilizam a Bibliotchova, criação da AIDGLOBAL premiada pela UNESCO,  uma biblioteca itinerante com livros bilingues (português-língua changana), jogos e brinquedos feitos a partir de materiais locais. Estas jovens (par pedagógico) também vão ao encontro da comunidade para encaminhar casos de Necessidades Educativas Especiais (NEE) e situações de discriminação e violência.

Os serviços de EII têm por base um modelo de gestão comunitário, a capacitação acreditada e a criação de recursos pedagógicos a partir de materiais abundantes e locais.

O que é uma Bibliotchova?

PROPOMOS

Contribuir para o desenvolvimento integral das crianças em idade pré-escolar no Distrito do Chibuto.

Garantir que as crianças se beneficiem de serviços, conhecimentos e recursos do desenvolvimento das competências.

 

POR QUÊ ?

Em Moçambique, 4% das crianças menores de 5 anos de idade frequentam o Ensino Pré-escolar (EPE) (Ministério da Educação, 2012). Existe uma baixa perceção dos pais e da comunidade sobre a importância da EPE, um elevado analfabetismo feminino e insuficientes iniciativas de promoção de Saúde e Cidadania por parte das autoridades dirigidas a crianças em idade pré-escolar.

Um estudo do Banco Mundial na província de Gaza sublinhou problemas de atraso no domínio cognitivo e linguístico das crianças dos 3 aos 5 anos (Ministério da Educação, 2014). De acordo com Naudeau et al. (2011), a estimulação precoce enfatizará uma melhor preparação para o Ensino Primário, melhora a saúde física e mental.

 

 

II Encontro Educadores em movimento

CONTRIBUA PARA A MUDANÇA

O Desenvolvimento acontece pela Educação.

Queremos dar continuidade aos nossos projetos por um mundo mais sustentável, apostando na Educação.

PROMOVE

AIDGLOBAL Ação e integração para o Desenvolvimento Global

PARCEIROS

AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global
AIDGLOBAL_colorido
Direcção Distrital da Mulher e da Acção Social
Governo Moçambique
 Direcção Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia
Governo Moçambique
Centro de Estudos Internacionais do CEI-IUL

FINANCIADORES

Financiador Principal:

Fundação Calouste Gulbenkien

CoFinanciador:

Instituto Camões

NOTÍCIAS DO PROJETO

Ao longo da sua existência a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.